Gincana “Todas as escolas contra o Aedes” começa segunda

Começa nesta segunda-feira (14), a gincana “Todas as escolas contra o Aedes”, que contará com 7.465 alunos de diversas escolas municipais, estaduais, particulares e o Instituto Federal do município.  A ação visa ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, através do recolhimento de recipientes acumuladores de água.

A atividade se encerra na sexta-feira (18) às 9 horas. A divulgação das escolas vencedoras será no dia 22 de outubro, na Sala de Reuniões “Valter Zômpero”, às 9h30. De acordo com o chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, os prêmios serão entregues para as quatro instituições de ensino com maior pontuação em seus respectivos grupos, que estão divididos em municipais, estaduais, particulares e de ensino médio.

“A escola que mais arrecadar recipientes de cada divisão será contemplada com a festa do sorvete em massa. E para reconhecer os esforços das demais instituições, todas as escolas que fizeram no mínimo 5 mil pontos ganharão uma festa do sorvete em palito”, disse.

Marco informou que a pontuação varia de acordo com cada recipiente. “Os estudantes podem levar objetos como latas, pratos de vasos, pneus, garrafas, tampinhas, sacos plásticos, potes, entre outros que possam ser acumuladores de água. Entretanto, estabelecemos uma pontuação fixa para alguns itens e uma geral para demais recipientes. O pneu, por exemplo, valerá 5 pontos, pratos de vasos somarão 3 pontos, já os demais utensílios contabilizarão 2 pontos cada”, explicou.

O prefeito Caio Aoqui destacou que a ação tem o objetivo de ampliar o combate ao mosquito da dengue. “Esta é mais uma ação integrada entre as Secretarias Municipais e a comunidade, que visa ampliar a qualidade da saúde pública em nosso município. Além disso, a gincana é mais uma forma de prevenção contra a dengue, já que os estudantes irão retirar do meio ambiente resíduos que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito”, salientou.

O chefe do Executivo acrescentou que com a atividade será possível aprimorar a conscientização da população sobre os cuidados necessários para acabar com o mosquito da dengue. “Será uma verdadeira força-tarefa para tornar a cidade um ambiente melhor. Já avançamos muito nesta questão e, por isso, nosso município não se encontra mais em situação de risco, porém é extremamente necessário mantermos hábitos saudáveis de prevenção. Gostaria de convidar os estudantes a participarem desta mobilização tão importante para manter o nosso município longe de uma nova epidemia de dengue”, concluiu.

GRUPOS DA GINCANA DE COMBATE À DENGUE
GRUPO 1 – ESCOLAS MUNICIPAIS
João Geraldo Iori
Govenador Mário Covas
Tiago Alves da Silva Leandro
Odinir Magnani
GRUPO 2 – ESCOLAS ESTADUAIS
Anisio Carneiro
Sebastião Teixeira Pinto
Maestro Nelson de Castro
Helena Pavanelli Porto
Esther Veris Cerpe
GRUPO 3 – ESCOLAS PARTICULARES
Colégio Adventista
Colégio Seletivo
Colégio Objetivo
GRUPO 4 – ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Etec Prof.Massiyuki Kawano – Centro Paula Souza
India Vanuire
Instituto Federal
Irene Resina Migliorucci
Joaquim Abarca
Lélio Toledo Piza e Almeida
Luiz de Souza Leão