Endemias: Gincana “Todas as escolas contra o Aedes” será em outubro

A partir do dia 14 de outubro, diversas escolas municipais, estaduais e particulares, participarão da gincana em combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, que visa recolher o máximo de recipientes que possam acumulador água.

O chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, explicou que a gincana “Todas as escolas contra o Aedes” contará com a participação de 20 instituições de ensino do município.

“Será uma verdadeira força-tarefa socioeducativa junto aos estudantes para combater o mosquito Aedes através da eliminação de possíveis criadouros. Gostaria de pedir desde já a mobilização dos alunos nesta ação tão importante para evitar que uma nova epidemia de dengue se inicie em nosso município”, disse.

Marco informou que a pontuação na gincana varia de acordo com a arrecadação de recipientes como latas, pratos de vasos, pneus, garrafas, tampinhas, sacos plásticos, potes, entre outros objetivos que possam ser acumuladores de água.

 “A comissão organizadora estabeleceu uma pontuação fixa para objetos específicos e uma geral para demais recipientes, o pneu, por exemplo, valerá 5 pontos, os pratos de vasos somarão 3 pontos, já os demais recipientes contabilizarão 2 pontos”, explicou

Ele disse que as quatro escolas que alcançarem maior pontuação com a coleta dos recipientes ganharão uma festa de sorvete de massa, já as que atingirem 5 mil pontos serão contempladas com um a festa do soverte de palito.

“Como dividimos as vinte instituições de ensino em quatro grupos, a escola que mais arrecadar recipientes de cada divisão será contemplada com a festa do sorvete em massa. E para reconhecer o esforço das demais instituições, todas as escolas que fizerem no mínimo 5 mil pontos ganharão a festa do sorvete em palito”, explicou.

Já o prefeito Caio Aoqui, salientou que a ação faz parte de mais uma ação integrada entre as secretarias municipais para combater o mosquito da dengue através da eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Esta ação vai possibilitar a ampliação da conscientização da população sobre os cuidados para acabar com a dengue. Além disso, a gincana vai viabilizar a prevenção contra a doença, já que os participantes irão retirar do meio ambiente resíduos que podem se tornar possíveis criadouros do Aedes. Por isso, contamos com a participação de todos os estudantes e pais nesta luta, que além de promover o trabalho em conjunto, vai contribuir para uma cidade mais limpa, bonita e livre de dengue”, finalizou.

Cabe ressaltar que a gincana é uma realização das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Relações Institucionais, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Etec, Instituto Federal e escolas particulares do município.

Confira as escolas participantes da gincana:

GRUPOS DA GINCANA DE COMBATE À DENGUE
GRUPO 1 – ESCOLAS MUNICIPAIS
João Geraldo Iori
Govenador Mário Covas
Tiago Alves da Silva Leandro
Odinir Magnani
Nossa Senhora de Fátima
GRUPO 2 – ESCOLAS ESTADUAIS
Anisio Carneiro
Sebastião Teixeira Pinto
Maestro Nelson de Castro
Helena Pavanelli Porto
Esther Veris Cerpe
GRUPO 3 – ESCOLAS PARTICULARES
Colégio Adventista
Colégio Seletivo
Colégio Objetivo
GRUPO 4 – ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Etec Prof.Massiyuki Kawano – Centro Paula Souza
India Vanuire
Instituto Federal
Irene Resina Migliorucci
Joaquim Abarca
Lélio Toledo Piza e Almeida
Luiz de Souza Leão

Fonte: assessoria de imprensa