Juízes de Adamantina, Pacaembu e Tupã vão à Itália e participam de curso sobre crime organizado

Convênio entre instituições do Brasil e Itália permite intercâmbio e aperfeiçoamento.

Um grupo de cinco juízes que atuam em comarcas da Nova Alta Paulista estão na Itália e participam desde esta segunda-feira (16) de um curso para aquisição de conhecimentos práticos e efetivos de combate ao crime organizado. Participam do grupo 13 juízes e dois policiais brasileiros.

Da Nova Alta Paulista são cinco juízes: Fábio Sola, Carlos Scarazzato e Ruth Duarte Menegatti, de Adamantina, Rodrigo Menegatti, de Pacaembu, e Paulo Ferrari, de Tupã.

O grupo brasileiro que viajou à Itália é coordenado pelo juiz Fábio Sola. Pela Itália, o coordenador é Conselheiro da Escola Superior, magistrado Nicola Russo (juiz da Corte d’Assise e di gip/gup no Tribunali di Torre Annunziata e di Napoli).


O intercâmbio entre as instituições brasileira e italiana foi construído a partir de um convênio entre a Associação Paulista de Magistrados e a Scuola Superiore Della Magistratura Italiana. A cooperação possibilita o intercâmbio de informações entre as Justiças do Brasil e da Itália para o combate de organizações mafiosas.

A programação do curso segue até o dia 20. “Será realizada exposição sobre as organizações mafiosas italianas nas palavras dos magistrados e promotores especializados na sua repressão, que transmitirão suas experiências, mas também demonstrações práticas sobre os instrumentos tecnológicos utilizados”, detalhou o juiz Fabio Sola ao Impacto Notícias. “Também haverá breve incursão no sistema penal italiano, com verificação da forma especial de segregação dos líderes mafiosos em unidades de segurança máxima (artigo ‘41 Bis’), inclusive com visita técnica a estabelecimento penal”, completa.

Segundo Fábio Sola, as atividades acontecem em duas cidades: Florença, na sede da Escola Superior da Magistratura (Villa di Castel Pulci), e em Roma, no Departamento Penitenciário, Unidade Penitenciária e Procuradoria Geral Antimáfia. 

Fonte: sigamais