Prefeitura realizará gincana escolar em combate à Dengue

Com o objetivo de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti no município, a Prefeitura de Tupã, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizará de 14 a 18 de outubro a gincana escolar “Todas as Escolas Contra o Aedes!” em combate à Dengue. As atividades envolverão 20 instituições públicas e particulares de ensino do município.

O chefe do Setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, explicou que a gincana será realizada para eliminar os riscos de uma nova epidemia de dengue. “O objetivo é eliminar esses possíveis ovos produzidos pelo mosquito e também a conscientização dos alunos sobre as formas de prevenção da doença”, explicou.

Marco informou que gincana vai começar no dia 14, a partir das 7 horas da manhã e terminará no dia 18, às 9 horas. Ele também explicou que diversas escolas municipais, particulares e estaduais, irão participar das atividades.

“As escolas participantes foram divididas em quatro blocos para concorrerem entre si. No 1º estão as escolas: João Geraldo Iori, Mário Covas, Thiago Leandro e Nossa Senhora de Fátima e EMEF Odinir Magnani; o 2º bloco conta com as escolas: Maestro Nelson de Castro, Esther Veris Cerpe, Helena Pavanelli, Teixeira Pinto, Anísio Carneiro; o 3º com escolas de Ensino Médio: ETEC Massuyuki Kawano, Instituto Federal, Souza Leão, Irene resina, Joaquim Abarca e Índia Vanuíre; e o 4º bloco com escolas particulares: Seletivo, Adventista e Objetivo”, informou.

O chefe de setor comentou sobre os recipientes que serão aceitos na gincana. “Os alunos poderão levar recipientes que são possíveis criadouros do mosquito da dengue, como pneus, garrafas PET, pratinhos de vasos de flores, saco plástico, tampinhas de garrafa, e qualquer outro recipiente desse tipo”, disse.

Marco afirmou ainda que existirá uma pontuação para cada tipo de recipiente, e as escolas que atingirem as maiores pontuações serão contempladas com uma festa de sorvete.

“A divulgação dos resultados será feita em uma cerimônia realizada na Sala de Reuniões – Valter Zômpero, no Paço Municipal, no dia 18, às 10h30. Os resultados serão informados pelo prefeito Caio Aoqui, onde ele entregará um vale festa do sorvete de massa para uma escola de cada grupo que mais pontuou durante a gincana. Desejo sorte e dedicação de todos os participantes”, concluiu.

Vale destacar que as escolas que não ganharem a gincana, mas que atingirem no mínimo 5 mil pontos de coleta de recipientes, vão ganhar da Secretaria Municipal de Educação, uma festa do sorvete de palito.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, disse que serão nomeadas equipes de fiscais para comparecerem nas escolas no terceiro dia da gincana. “Equipes da Saúde estarão junto com as de Meio Ambiente na sexta, dia do encerramento para recolher esses recipientes, de modo que não fiquem muito tempo nas escolas. Boa sorte a todos os participantes”, disse.

Já o secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, ressaltou que o projeto é fundamental para promover interatividade entre as crianças e também as inserir na conscientização sobre as medidas preventivas da dengue.

“Projetos como este são fundamentais para conscientizar os alunos de todas as escolas do município de uma forma diferente e dinâmica, fazendo com que eles se divirtam enquanto aprendem sobre as maneiras de combater o mosquito da dengue em suas residências. Desejo uma boa sorte para todas as escolas”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa