Confirmados primeiros casos de sarampo contraídos em Prudente

Nesta quarta-feira (4), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou dois casos de sarampo contraídos em Presidente Prudente. Estes são os primeiros registros autóctones da doença na capital do Oeste Paulista.

Além dos dois casos autóctones, outro registro importado – ou seja, contraído em outra cidade – foi divulgado pelo órgão. Agora, Prudente contabiliza cinco confirmações de sarampo neste ano.

Entre os três novos positivos, há o primeiro caso diagnosticado em uma criança. Trata-se de uma catalogação importada, também de São Paulo, que acometeu uma menina de 1 ano e 11 meses, moradora do Residencial Anita Tiezzi. 

“Não tinha nenhuma dose da vacina e, nesta idade, o recomendado seria que ela tivesse as duas doses [uma vez que a dose deve ser tomada aos 12 e aos 15 meses de idade]”, informa a supervisora da VEM, Elaine bertacco.

Os casos autóctones, ou seja, contraídos em Prudente, foram confirmados em mulheres, de 24 e 26 anos, que residem na Vila Liberdade e no Jardim Itaipu. 

Além disso, a VEM informa que nove catalogações aguardam resultado no Instituto Adolpho Lutz e outros três já apontaram negativo para doença. Ou seja, até o momento, entre suspeitos, positivos e negativos, Prudente contabiliza 17 catalogações.

“O bloqueio vacinal nas pessoas de convívio próximo às acometidas pela doença já foi realizado, que é efetuado sempre quando há um caso suspeito”, explica. 

Elaine comunica ainda que está agilizando o início da varredura, cujo trabalho consiste na verificação da carteira de vacinação e na busca ativa por novos casos. “Este é promovido em um raio de cinco quadras da residência do munícipe que contraiu o sarampo”, fala.

Casos em Prudente

Além dos três divulgados, outros dois importados já foram registrados, ambos vindos de São Paulo, nos dias 23 e 30 de agosto. O primeiro acometeu um morador da Vila Aurélio de 30 anos, e o segundo uma gestante de 28 anos que reside no Brasil Novo.

Fonte: portalprudentino