Denunciados pelo Gedec, ex-diretor do Detran de São Paulo e mais 6 viram réus na Justiça

Maurício Koshiyama favoreceu “cartel dos guinchos”

A juíza da 23ª Vara Criminal da Capital recebeu denúncia oferecida pelos promotores de Justiça do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) contra o ex-diretor do Detran-SP Maurício Haruo Koshiyama e outros seis empresários atuantes no setor de prestação de serviços de remoção, depósito e guarda de veículos – setor de guinchos.

De acordo com o MPSP, os empresários formaram o que foi chamado de “cartel dos guinchos”, por meio da modalidade do crime denominada “marketing sharing”. O objetivo eradividir, entre eles, o mercado em que atuavam (capital paulista e interior do Estado). O cartel atuou, ao menos, entre os anos de 2014 e 2015, contando com o respaldo e facilidades oferecidas por Koshiyama, então diretor do Detran-SP, para controlar o setor de serviço de guinchos.

Além do crime contra a ordem econômica, alguns dos mesmos empresários do setor praticaram fraude à licitação, referente especificamente ao Pregão nº 123/2015, realizado junto à 13ª Superintendência Regional de Araçatuba, no ano de 2015.

A denúncia aponta ainda que um dos empresários integrantes do cartel, Lázaro Fernando Carvalho, cometeu também ato de corrupção ao oferecer um automóvel que foi arrematado por Carvalho em São José do Rio Preto e entregue a Koshiyama em São Paulo, em período correlato ao da atuação do cartel. O bem foi uma contrapartida aos benefícios ilícitos ofertados pelo ex-diretor do Detran-SP.

Para o Gedec, Koshiyama praticou ainda crime de lavagem de dinheiro ao colocar o automóvel em nome de sua esposa, de forma a dissimular a origem ilícita do bem.

Núcleo de Comunicação Social – Ministério Público do Estado de São Paulo