Alerta: Marília é o primeiro município do centro oeste paulista em situação de surto de sarampo

Relação dos Municípios nesta situação foi divulgada pelo CVE

No estado de São Paulo, foi identificado, em janeiro 2019, um caso confirmado de sarampo (primeira cadeia de transmissão), na sequência, em fevereiro, um surto em tripulantes e passageiros de navio de cruzeiro e em março, um surto intradomiciliar e um surto em ambiente universitário. Da SE 01 até a SE 32 de 2019, foram registrados 8.609 casos suspeitos de sarampo, 1.319 confirmados, 734 descartados e 6.556 estão em investigação. Até o momento, não houve registro de óbito no Estado de São Paulo.

Segundo o Boletim Epidemiológico do estado, os casos suspeitos e confirmados estão distribuídos em 50 municípios do Estado de São Paulo, sendo a maioria dos suspeitos e confirmados (90,9%) residentes na grande São Paulo.

A taxa de incidência e o número de casos confirmados de sarampo segundo a faixa etária, e observa-se que o maior percentual dos casos confirmados concentra-se na faixa etária de 15-29 anos (44,4%). No presente, as faixas etárias de maior risco de adoecimento encontram-se entre os menores de um ano de idade, 1-4 anos e 15-29 anos de idade.

Municípios paulistas em situação de surto de sarampo até 13/08/2019

Município: Aspasia; Atibaia; Barueri; Caçapava; Caieiras; Campinas; Capela Do Alto; Carapicuíba; Diadema; Embu; Fernandópolis; Franca; Francisco Morato; Franco Da Rocha; Guarulhos; Hortolândia; Indaiatuba; Itapetininga; Itaquaquecetuba; Itu; Jales; Jose Bonifácio; Jundiaí; Mairiporã; Marilia; Mauá; Mogi Das Cruzes; Osasco; Pindamonhangaba; Piracaia; Poá; Praia Grande; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande Da Serra; Santo André; Santos; São Bernardo Do Campo; São Caetano Do Sul; São Jose Do Rio Preto; São Jose Dos Campos; São Paulo; Sertãozinho; Sorocaba; Sumaré; Taboão Da Serra; Taubaté; Valinhos; Votorantim.

Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde TOTAL DE MUNICÍPIOS: 50