Após desferir tiro em mulher, Policial civil aposentado é contido também com tiros por PMs em desocupação de residência e morre

Univado Buzati de 72 anos, recebeu um dos disparos na artéria femural, sofreu hemorragia e não resistiu. Uma mulher e um policial militar também ficaram feridos.

Na manhã desta teça-feira (6), aconteceu uma troca de tiros que deixou uma pessoa morta e duas feridas em Dracena. Um dos baleados é o Policial Civil aposentado Univaldo Buzati de 72 anos, que não resistiu e morreu; uma mulher, de 48 anos, levou um tiro na cabeça próximo ao olho e após ser atendida no Pronto Atendimento Municipal de Dracena, foi removida para o Hospital Regional de Presidente Prudente. Segundo informações o estado dela é considerado grave, porém estável, não correndo risco de morte. Um policial militar que participava da ocorrência e disparou em defesa da arrematante durante o tiroteio, após ter caído no asfalto, e sofrido escoriações nas mãos e nos joelhos, também foi socorrido, porém não foi atingido por tiros, e passa bem.

Conforme as informações passadas pelo Comandante do 25º BPM/I Ten Cel Fontolan à reportagem do Site JZ, o fato ocorreu durante o processo de posse de propriedade, realizada pelo Poder Judiciário, para qual foi solicitado o apoio da Polícia Militar.

No local, durante as tratativas entre as partes e o oficial de Justiça, o proprietário (policial civil aposentado) disparou com um revólver de calibre 38 contra a arrematante, que foi atingida na cabeça próximo ao olho esquerdo.

Diante da situação, houve intervenção da Polícia Militar, que apoiava o Poder Judiciário, e o agressor foi alvejado, ainda conforme informou ao Site JZo tenente-coronel Fontolan. O homem foi atingido por dois disparos na perna, sendo que um deles acertou a artéria femural.

Toda a ocorrência será apresentada na Polícia Civil de Dracena. Paralelamente serão adotadas as providências da Polícia Judiciária Militar, na forma estabelecida para esses casos”, disse ao Site JZo comandante.

NOTA DA POLÍCIA CIVIL

Em nota à imprensa, a Polícia Civil, por meio do delegado Féres Cury Karam, da Delegacia Seccional de Dracena, confirmou o “triste acontecimento” envolvendo o investigador de polícia aposentado Univaldo Buzati, de 72 anos, casado, residente em Dracena, onde também atuou como policial civil.

“O policial civil, ao que consta, por questões trabalhistas nas quais se envolveu há alguns anos, deveria deixar os imóveis que ocupava na Rua São Paulo, nesta cidade [Dracena], eis que foram arrematados em hasta pública”, explicou a polícia, em nota.

Nesta terça-feira (6), compareceram aos imóveis a arrematante acompanhada de um oficial de Justiça e dois policiais militares para o cumprimento da ordem judicial.

O investigador de polícia aposentado foi até o local onde estava a nova proprietária dos imóveis, sacou a arma e disparou, atingindo-a na cabeça, “porém não de forma letal”. “A vítima conseguiu abrigar-se de novos disparos”, colocou.

“Os policiais militares que acompanhavam o caso procuraram repelir a inesperada agressão e um deles disparou dois tiros contra o policial civil aposentado, atingindo-o na região das coxas. Socorrido, o policial faleceu tendo por causa preliminar hemorragia”.

A Polícia Civil compareceu ao local, para o registro da ocorrência, cujas naturezas são: “Morte por intervenção policial, Homicídio doloso consumado, Legítima defesa e Homicídio doloso tentado”. Um inquérito policial para a total elucidação dos fatos ocorridos também deve ser instaurado.

A Polícia Técnico Cientifica compareceu ao local para os devidos levantamentos, bem como exames residuográficos nos atiradores. Também foi acionado o Instituto Médico Legal (IML) para o devido exame necroscópico da vítima fatal.

“A Polícia Civil lamenta o ocorrido, apresentando seus respeitos aos familiares e demais envolvidos, e segue em sua missão de apurar a verdade real dos fatos, informando com presteza e esclarecendo-os”, finalizou a nota.

UNIVALDO BUZATI era policial civil aposentado e foi vereador pelo PTB entre 1997 e 2000 (12ª Legislatura). Recebeu 326 votos na eleição de 1996. Buzati foi carcereiro (a partir de 1978) e investigador (desde 1981). Trabalhou em Campinas a partir de 2002 e alcançou a aposentadoria em 2003. Trabalhou muitos anos no setor de segurança.

Fonte: Jorge Zanoni