Saúde confirma primeira morte por dengue este ano

Marília: A Secretaria Municipal da Saúde de Marília confirmou nesta sexta-feira (14) a primeira morte por dengue este ano no município.

Trata-se de uma idosa de 78 anos, moradora na zona norte da cidade. Sua identidade não foi revelada.

A região Norte está entre as que tiveram maior número de notificações por conta da doença e passou por bloqueio de criadouros, além de reforço das equipes de agentes de saúde.

“Para manter a vigilância e apurar os novos casos de dengue, mesmo com a interrupção de exames pelo Estado em função de grandes epidemias em outras regiões, a Prefeitura de Marília contratou laboratório e continua a realizar exames”, disse a administração municipal em nota distribuída à imprensa.

ALERTA COM RESPONSABILIDADE

Segundo a Saúde Municipal, “em ano de epidemia na maioria dos municípios paulistas, o controle da dengue na cidade segue com o empenho dos servidores e da gestão do prefeito Daniel Alonso”.

“Graças a este esforço, a cidade evitou que este ano ocorresse megaepidemia, como em 2015”, diz a pasta.

Com base em dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, a cidade está à frente de pelo menos 50 municípios, incluindo Bauru, São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Ribeirão Preto, Andradina, Fernandópolis, Americana ,Tupã, Jales, entre outros.

Conforme a Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira (14) foram apurados – até o memento, em 2019 – total de 1.004 casos positivos na cidade, com um óbito confirmado.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue, segundo o Ministério da Saúde, incluem febre alta (a partir de 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Em caso de sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para atendimento e diagnóstico.