Equilíbrio marca desempenho do clássico Majestoso em finais do Paulista

Corinthians e São Paulo fazem neste Paulistão Sicredi 2019 a sexta final direta da história do Campeonato Paulista de futebol. No balanço do confronto, equilíbrio com o empate de três títulos para cada lado. Confrontos que decidiram o título, mas não foram disputados em finais previstas em regulamento, não fazem parte do levantamento. Irmãos, Raí e Sócrates se destacam na artilharia do confronto em decisões.

Em toda história do Paulistão, essa será a décima vez que os rivais fazem o clássico ‘Majestoso’ valendo taça. Porém, em finais direta de competição será a sétima ocasião e, nas outras seis, cada equipe ganhou três taças. O Corinthians, no entanto, leva vantagem com seis vitórias em 12 jogos em finais. O São Paulo venceu três vezes, além de haver outros três empates.

Bi do Corinthians

Resultado de imagem para corinthians
Após sair do jejum de títulos que durou 23 anos, o Corinthians virou contumaz conquistador de taças do estadual. Além de 1977, foi campeão em 1979, além do bicampeonato de 1982 e 1983, ambos diante do rival tricolor. Foram duas vitórias na primeira conquista -1 a 0 e 3 a 1- com destaque para os dois gols de Biro Biro no segundo jogo.

No ano seguinte Sócrates foi decisivo. O Doutor, como era conhecido, marcou no gol da vitória por 1 a 0 –como havia feito no ano anterior- e também no empate por 1 a 1 no jogo da volta, garantindo o 19º da equipe do Parque São Jorge na história.

Troco tricolor

Resultado de imagem para são paulo fc
Anos mais tarde, o time do Morumbi igualou este confronto direto com o rival em decisões do Paulistão. Em 1987, Edivaldo e Lê marcaram para o São Paulo enquanto João Paulo descontou para o Corinthians no primeiro jogo. O empate sem gols na volta deu o título aos são-paulinos.

Reeditando a decisão em 1991, Raí brilhou em nova vitória no primeiro jogo. Desta vez o camisa dez marcou três vezes na vitória por 2 a 0 do tricolor na ida. Outro empate sem gols na volta garantiu a 17ª taça do Paulistão ao São Paulo.

Um para cada
Em 1998 aconteceu a única virada do confronto em uma decisão de Campeonato Paulista. No primeiro jogo, com gols de Marcelinho Carioca e Cris –Fabiano descontou para o São Paulo- o Corinthians venceu por 2 a 1. Na volta, na reestreia surpresa de Raí que abriu o placar, o time do Morumbi conseguiu o placar por mais de um gol que precisava e sagrou-se campeão ao vencer por 3 a 1 com mais dois gols de França.

Cinco anos depois, em 2003, o Corinthians contestou o favoritismo tricolor –dono de melhor campanha e que, portanto, jogava por dois resultados iguais- para ficar com o titulo. As duas vitórias por 3 a 2, com destaque aos dois gols de Rogério no primeiro jogo e Jorge Wagner no segundo, deram o título ao Corinthains.

Irmãos artilheiros
Craques, irmãos e ídolos das duas equipes, Raí e Sócrates são os maiores artilheiros do confronto em finais de Campeonato Paulista. Mais novo e ídolo tricolor, Raí lidera a estatística com quatros gols. Três deles no primeiro confronto de 1991 e o quarto no jogo de volta de 1998, levantando a taça em ambos.

Mais velho e idolatrado pela torcida corintiana, Sócrates marcou três vezes. Uma no primeiro jogo da final de 1982 e outras duas em cada um dos confrontos da decisão de 1983, também conquistando duas taças num clássico Majestoso.

Confira números do Majestoso em finais na história do Campeonato Paulista:

6 finais – 3 títulos para cada
12J 6VC 3VSP 3E 16GC 15GSP

2003 – Corinthians (Geninho)
Corinthians 3×2 São Paulo
(Rogério, Rogério e Gil; Luis Fabiano e Reinaldo)
São Paulo 2×3 Corinthians
(Luis Fabiano e Fabiano; Liedson, Jorge Wagner e Jorge Wagner)

1998 – São Paulo (Nelsinho Baptista)
Corinthians 2×1 São Paulo
(Marcelinho e Cris; Fabiano)
São Paulo 3×1 Corinthians
(Raí, França e França; Didi)

1991 – São Paulo (Telê Santana)
São Paulo 3×0 Corinthians
(Raí, Raí e Raí)
Corinthians 0x0 São Paulo

1987 – São Paulo (Cilinho)
Corinthians 1×2 São Paulo
(João Paulo; Edivaldo e Lê)
São Paulo 0x0 Corinthians

1983 – Corinthians (Jorge Vieira)
Corinthians 1×0 São Paulo
(Sócrates)
São Paulo 1×1 Corinthians
(Marcão; Sócrates)

1982 – Corinthians (Mário Travaglini)
São Paulo 0x1 Corinthians
(Sócrates)
Corinthians 3×1 São Paulo
(Biro Biro, Biro Biro e Casagrande; Dario Pereyra)

Artilheiros do confronto em finais:

4 gols
Raí (São Paulo)

3 gols
Sócrates (Corinthians)

2 gols
Biro Biro (Corinthians)
Fabiano (São Paulo)
França (São Paulo)
Jorge Wagner (Corinthians)
Luis Fabiano (São Paulo)
Rogério (Corinthians)

1 gol
Casagrande (Corinthians)
Cris (Corinthians)
Edivaldo (São Paulo)
Dario Pereyra (São Paulo)
Didi (Corinthians)
Gil (Corinthians)
João Paulo (Corinthians)
Lê (São Paulo)
Liédson (Corinthians)
Marcão (São Paulo)
Marcelinho Carioca (Corinthians)
Reinaldo (São Paulo)