Dengue: Sobe para 106 o número de casos confirmados de dengue em Marília, Tupã tem 131 confirmados

Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (15) confirmou 106 casos de dengue em Marília, sendo que 100 são autóctones, ou seja, contraídos no município.

Outros 193 casos ainda aguardam resultado e mais 357 foram descartados após exames.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília reitera o alerta à população, “para que sejam realizadas medidas efetivas de eliminação dos focos do mosquito”.

“Cerca de 80% dos criadouros estão dentro dos imóveis, ou seja, espaço de domínio do próprio morador”, diz a Saúde.

As unidades de Saúde (municipais, serviços do Estado, saúde suplementar – rede privada) continuam orientadas a atentar-se para as suspeitas de dengue, mantendo o fluxo de notificação, inserção no sistema, manejo clinico e controle adequado para os casos sob suspeita.

De acordo com a administração municipal, “em todos os casos positivos de dengue, é cumprido o protocolo que prevê nebulização. A pasta reforça o apelo à população para que elimine os criadouros, receba bem os agentes de saúde durante as visitas domiciliares e, em caso de nebulização, permita o acesso das equipes para a realização da imprescindível ação”.

Tupã

Disparou o número de  casos de dengue na cidade, que está à beira de uma séria epidemia, que pode ter graves consequências. Em Bauru, pelo menos dez pessoas já morreram por causa da doença.

E por causa da grande quantidade de casos de dengue nos bairros da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde passou a divulgar, a partir de ontem, apenas a totalidade dos casos e os bairros onde são mais recorrentes.

De acordo com a última atualização, de 14 de março, o município conta com 131 casos, sendo os bairros mais afetados: Cohab-Cris, 10 casos; Vila Marajoara, 14 casos; e Conjunto “Antônio Pereira Gaspar”, 20 casos. Foram registrados, ainda, casos de dengue tipo 2 no centro, no Conjunto “Antônio Pereira Gaspar” e na Cohab-Cris.

Epidemia

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) é considerada epidemia quando o número de casos confirmados ultrapassa 150 a cada 100 mil habitantes, para o Município de Marília pois a cidade tem 197.000 habitantes. Com índice de 50,76/100.000.

Já para Tupã que tem aproximadamente 65.500 habitantes com 131 casos confirmados o índice é de 200/100.000, sendo que a confirmação para Epidemia é de 300 casos.