Toyota: Vereador Eduardo Shiguero ainda aguarda cópia da ata da reunião do Conselho do Prodet

Vereador que na manhã de ontem protocolou requerimento junto ao Secretário de Desenvolvimento Econômico

Na manhã de ontem o vereador Eduardo Shiguero (PSD), estava com seu assessor na Câmara Municipal de Tupã, e bastante indignado, nos relatou a sua decepção com o PRODET e a municipalidade.

Segundo nos informou, logo após ele ter ido para a base que elegeu o Pastor Eliezer de Carvalho (PSDB) presidente da Câmara Municipal de Tupã para o biênio 2019/2020, percebeu que as coisas que já estavam em andamento mesmo com consentimento do Prefeito Municipal começaram a ter dificuldades. É o caso da instalação da concessionária Mirai Motors Toyota num prédio estabelecido na Rua Brasil.

Acontece que segundo o vereador as tratativas para a instalação da Toyota em Tupã já vem desde2017 no início do seu mandato.  Um prédio que pertence ao empresário Corbari, de Tupã, que fica próximo ao trevo principal não teve o projeto aprovado e por isso se definiu o da Rua Brasil próximo a Igreja do Evangelho Quadrangular, que por coincidência é da mesma Congregação do Pastor Eliézer (PSDB).

Shiguero informou que teria acontecido a promessa de isenção da Taxa de Ocupação de solo, baseado no Artigo 3º, I, b) isenção de taxas e emolumentos incidentes sobre a construção de instalações.

De acordo com ele o arquiteto responsável pela adequação do prédio teria sido o encarregado de protocolar o pedido da isenção. E que este valor chegaria a aproximadamente 11 mil reais.

Próximo ao recesso de 12 dias, estabelecido por Decreto municipal aconteceu a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico que vetou a isenção.

O que é Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação é a porcentagem do terreno que pode ser ocupado pela projeção da edificação. O objetivo da TO é limitar um crescimento urbano exagerado. A fórmula para calcular a TO é simples: (área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote.

Para saber como calcular a taxa de ocupação não se deve levar em conta o número de pavimentos da obra, mas somente o plano horizontal.

A razão é óbvia: a taxa de ocupação é usada estritamente para se conhecer a soma total da área construída do primeiro pavimento, não importa, portanto, o quanto uma obra cresce para cima.

Somente caso haja pavimentos com elementos posicionados para fora, ou seja, ocupando além da área, a TO será alterada e um novo cálculo deve ser feito.

No dia de ontem 03 de janeiro de 2019, o vereador Eduardo Shiguero protocolou junto a Secretária de Desenvolvimento Econômico, um requerimento solicitando cópia da ata da referente reunião do Veto.

Foi lhe prometido que ao final do dia ele a teria em mãos, mas passados 24 horas isto ainda não aconteceu.

A prefeitura emitiu nota após a divulgação do Site e reprodução em outras mídias dizendo que a Lei DESENVOLVE TUPÃ, não permite isenções a prédios alugados.

Para tirar dúvida a integra da Lei

Lei Municipal 346/18 – Desenvolve Tupã

Para finalizar a Lei no seu Artigo 28 define a composição do Conselho, sendo 7 indicados do Poder Executivo e 7 de outros seguimentos totalizando 14. Destacando que no parágrafo único do Artigo 33, em caso de empate o voto de qualidade será do presidente.