Epitácio será monitorada por câmeras de segurança

Com mais de 44 mil habitantes, o município de Presidente Epitácio será o primeiro da região a implantar câmeras de alta definição cujo sistema é compatível ao compartilhamento em tempo real com o projeto Detecta, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.

Nesta primeira fase, por meio do Projeto Luz Azul, serão instalados mais de 10 dispositivos em pontos estratégicos da cidade e que além de armazenar as imagens em nuvem, vão compartilhá-las em tempo real com a autoridade máxima em segurança estadual.

“Por meio destas câmeras, também será possível realizar leitura de placas de carros que tenham pendências junto a Secretaria de Segurança Pública e apreensão de veículos roubados ou clonados”, explica o gerente da empresa Guardiões, Thiago Mario, responsável pela instalação em Presidente Epitácio.

Ele ressalta que o sistema conta com função analítica, que é capaz de analisar atitudes suspeitas em tempo real ou ainda ajudar no reconhecimento e busca de pessoas desaparecidas, enviando alerta imediato à Secretaria de Segurança Pública, além de ter uma tecnologia de ponta com criptografia e armazenamento da Microsoft.

“Neste molde, não é necessário operador para controlar as câmeras. Após as devidas configurações, as funções são ativadas para emitir notificações em tempo real para a de Segurança Pública do Estado de São Paulo sobre atitudes suspeitas ou qualquer tipo de irregularidade e claro, por meio desse monitoramento, espera-se diminuir as ocorrências nos locais onde estão sendo feitas as instalações”, menciona.

Pontos estratégicos
A empresa Guardiões com apoio do sindicato dos vigilantes de Prudente e região, realizou a doação de 6 câmeras para o município de Presidente Epitácio, que por sua vez, efetuou a implantação de mais 5 e que a partir de agora estão sendo instaladas no calçadão central, na rodovia que dá acesso a orla fluvial e na praça Jardim Vale do Sol, onde foi realizada a foto que deu ao município o título de local com o pôr do sol mais bonito do Brasil (2014).

Até o momento, 4 câmeras já estão em funcionamento e até a próxima sexta-feira (28), já estarão compartilhando imagens ao vivo para a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Estima-se que com a instalação de todo o sistema com tecnologia de ponta, o município tenha uma redução de até 25% no número de infrações.

Segurança reforçada
Segundo o gerente da empresa Guardiões, Thiago Mario, estima-se que a redução de infrações nos locais onde há monitoramento e compartilhamento das em tempo real através do projeto Luz Azul com o Projeto Detecta seja de até 25%. Este é o mesmo sistema utilizado no monitoramento de grandes cidades, como Nova Iorque, São Paulo, Campinas e São Carlos. O objetivo da instalação é proporcionar mais segurança para incentivar o turismo e com isso trazer diversas melhorias para população e o comercio de Presidente Epitácio.