Dia Nacional da Saúde Bucal

Celebração destaca importância da prevenção para uma boa saúde bucal

No dia 25 de outubro é comemorado em todo país o Dia Nacional da Saúde Bucal, a data, criada em 2002, chama atenção para a importância da saúde da boca. Mas, afinal, você tem ideia de como a saúde desta parte do corpo reflete no seu organismo?

A frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que, uma boa higiene e ir ao dentista regularmente diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais.  Além disso, é importante ressaltar que doenças da boca têm também relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Prevenção é a chave

A prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar problemas bucais. A melhor notícia é que passos simples no dia a dia podem contribuir para manter sempre um sorriso saudável. Confira algumas:

– Eliminar da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental diariamente;

– Limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar restos de alimentos;

– Uso racional do açúcar evitando o consumo excessivo de doces;

– Utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;

– Evitar o uso de dentaduras ou próteses mal ajustadas;

– Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

– Ir ao dentista regularmente.

Dica: Se você tem mais de 40 anos de idade, é, ou foi, consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.

SUS oferece tratamento dentário gratuito

Para contribuir com a missão de ir ao dentista regularmente, o SUS conta com equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias para toda população. Para acessar aos serviços gratuitos de tratamento dentário basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A atenção básica é responsável pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, apenas nos casos mais complexos.

Quer saber um pouco mais? Conheça os problemas bucais mais comuns:

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

– Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual; essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

 

 Fonte: Janaina Bolonezi, para o Blog da Saúde