MPSP instaura inquérito para apurar baixo índice de vacinação infantil em São Paulo

A promotora de Justiça Luciana Bergamo pede esclarecimentos a secretarias e conselhos

A promotora de Justiça Luciana Bergamo, que atua na Promotoria da Infância e Juventude da Capital – Setor de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos, instaurou nesta quarta (25/7) inquérito civil para investigar o baixo índice de vacinação infantil na capital paulista.

De acordo com a portaria de instauração do inquérito, baseada em dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de poliomielite em crianças menores de um ano é de apenas 30,6% na capital e que “os dados preocupantes em relação à baixa cobertura vacinal não se referem apenas à poliomielite, mas a todas as vacinas recomendadas ao público infantil”.

A promotora pede esclarecimentos iniciais à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo sobre as vacinas recomendadas à população infanto-juvenil, sobre os índices de cobertura da vacinação nos últimos cinco anos e medidas que estariam sendo tomadas em relação aos índices.

As secretarias municipal e estadual de educação são alvos de pedidos de esclarecimento quanto ao cumprimento ao artigo 14 do ECA no âmbito de atuação da educação. Os conselhos federal e regional de Medicina, bem como o Conselho Regional de Enfermagem e as sociedades brasileira e regional de pediatria foram requisitadas a prestar orientações sobre o assunto.

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)