Copa: A dois dias da abertura Federação espanhola demite treinador

A demissão se deu devido o técnico informa o presidente da Federação cinco minutos antes de assinar contrato com o Real Madrid

A federação espanhola de futebol (RFEF, na sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira (13) que Julen Lopetegui foi demitido de forma imediata e não comandará a seleção na Copa do Mundo.

Até então diretor esportivo, o ex-jogador Fernando Hierro assume como técnico dos espanhóis na Rússia.

Hierro já foi zagueiro do Real Madrid e disputou quatro copas do mundo.

Segundo a imprensa espanhola, a decisão foi duríssima mais coerente o Presidente da Federação  que explica a decisão:

Fonte: Cope.es

Luis Rubiales , presidente da Federação Espanhola de Futebol Real (RFEF) insistiu quarta-feira que foi ” forçado a agir ” com a demissão de Julen Lopetegui como treinador espanhol sublinhou a importância de  “formas”  e disse que não Ele tinha informações sobre sua assinatura para o Real Madrid ” até duas chamadas cinco minutos antes ” do anúncio oficial.

 

Às 12:00 na sala de imprensa do estádio Krasnodar, veio o anúncio:  ” Nós agradecemos Julen tudo que você fez, porque ele é um dos grande responsabilidade que estamos na Rússia, mas  fomos forçados a fazer sem  o seleccionador nacional Deve haver uma mensagem clara para todos os trabalhadores da Federação de que  há algumas maneiras de agir que devem ser cumpridas “.

 

Apenas 20 horas depois do Real Madrid ter oficializado a contratação do treinador no final da Copa do Mundo de 2018.  “Isso nos obriga a tomar uma decisão, é um dia muito complicado,  não me sinto traído,  sempre disse que o melhor para levar a seleção é de Lopetegui, seu trabalho tem sido impecável, mas os formulários também são importantes “, explicou o presidente da RFEF.

 

Rubiales explicou que se despediu de Lopetegui ” com um aperto de mão “. ” Eu admiro muito o Julen e o respeito muito, acho que ele é um treinador ‘top’ e isso obviamente torna mais difícil tomar a decisão, mas é claro que na RFEF a vitória é muito importante e ter o melhor, mas além disso é como as coisas estão feitas, agora é um momento que pode parecer uma tremenda fraqueza, mas  com o tempo nos tornaremos fortes, com certeza “, disse ele .

 

“Não vou dizer que essa é a melhor solução, mas cheguei à Presidência da RFEF com um jeito de agir, e  não vou me trair,  com responsabilidade e com o total apoio de todo o Conselho de Administração. e conversei com todos com quem tive que conversar antes de tomar essa decisão “, disse ele.

 

“O que nós, obviamente, não podemos fazer na RFEF é não cumprir nossos próprios valores,  e isso é responsabilidade da atual diretoria e de todos nós que somos parte da Federação.” É uma situação difícil, muito dolorosa, nós gostaríamos terminar o máximo possível com Julen aqui, mas não determinamos a maneira como agimos, agimos de uma forma que nos obriga a agir,  não conseguimos olhar para o outro lado ” .

 

Rubiales disse que ouviu ” cinco minutos antes ” o anúncio oficial da assinatura de Lopetegui do Real Madrid: ” Havia duas chamadas . E sim, eu pedi é não fazer nada, ele me agarrou um avião, voltando de Moscou, que falhamos em nosso dever de votar para o anfitrião do próximo Mundial, porque esta questão é mais importante para todos os espanhóis que amam o futebol. Então eu tentei a falar. não foi possível. ele já estava falando com os jogadores e tomar medidas que tinha pedido isso não aconteceu “.

 

” Como as coisas são feitas é importante. A Federação não pode aprender alguma coisa de cinco minutos antes de ser tornada pública. Certamente deve ter sido mal-entendidos, situações que têm uma explicação, mas nesta situação, este tem sido o modus operandi do Federação Espanhola de Futebol ” , disse Rubiales, que assumiu que” o que ele fizer, haverá críticas ” .

 

“Eu acho que o Real Madrid está olhando para um treinador e olhando para o melhor. Eu não quero que pense em como você deve fazer as coisas do Real Madrid” continuou o presidente da Federação, em seguida, perguntado sobre o fato de que, com a remoção de Lopetegui , o clube branco não terá que pagar sua cláusula de rescisão para assinar o treinador.

 

” Os dois milhões vão para um segundo ou terceiro lugar,  embora seja uma quantia muito importante, há outras questões, outros valores que temos que transmitir e, nesse sentido, agimos conscientes e com toda a responsabilidade”, declarou Rubiales.

 

O que os jogadores disseram sobre a decisão? ” Eu tenho uma relação muito próxima com eles, é certamente a situação mais complexa que pude encontrar, falei com eles e posso garantir que  os jogadores farão tudo o que estiver ao seu alcance para levar o time o mais longe possível. “ele respondeu.

 

” (Se eles fossem) OK (os jogadores)  Todos nós somos afetados sem dúvida, devemos sempre pensar no melhor para a entidade, a Federação e a equipe nacional, é um duro golpe, mas a partir disso Mais tarde, com o novo treinamento e o novo ‘staff’, estaremos todos juntos para remar em frente ”, acrescentou.

 

“Aconteça o que acontecer Eu sei que haverá críticas.  Estamos todos sofrendo nesta situação . Eu dei minhas explicações e entender que eles entenderam, como ouvir o Sr. e outros. Eles são altamente concentrados. O que eles me deram é um compromisso máximo “, analisou o presidente da RFEF em Krasnodar.

 

Rubiales apareceu sozinho numa conferência de imprensa com Fernando Hierro, diretor esportivo da equipe, em um dos assentos na primeira fila sem Julen Lopetegui: ” . O treinador também queria para dizer adeus aos jogadores Há muitos laços de afeto lá e é um momento difícil, agora é hora de irmos juntos, mas o que não podemos estar errados nunca está nos critérios ou em como temos que fazer as coisas ” .

 

O presidente da Federação também fez um apelo para apoiar a seleção: ” Temos que pensar que dentro de dois dias há um jogo muito importante, peço a todos os espanhóis que sintam a equipe nacional para usar a camisa, para incentivar e apoiar o equipe, que fará de tudo para obter o melhor resultado “.