Novas terapias disponíveis no SUS podem ajudar a parar de fumar

O caminho para abandonar o cigarro pode ser longo e tortuoso. Mas novas práticas complementares e integrativas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) podem ajudar no processo.
Segundo o coordenador Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, Daniel Amado, esse tipo de tratamento não tem uma indicação específica para combater o tabagismo, mas pode ajudar ao tratar o paciente como um todo.
“Com as práticas integrativas, temos um atendimento integral da pessoa, tratando um conjunto de outros sofrimentos que podem ajudar no processo de deixar de fumar, atuando no bem estar do indivíduo”, afirma.
O SUS passou a oferecer dez novas práticas integrativas, somando agora 29 opções para a população. Para Daniel, as terapias são complementares aos tratamentos habituais, dentro do protocolo e com medicamento, por exemplo. Cerca de 80% dos serviços acontecem na atenção básica, e são oferecidas pelos próprios profissionais da equipe. As equipes também podem encaminhar para os serviços especializados que também ofertam.
“Assim, conseguimos oferecer um atendimento mais amplo. As práticas integrativas podem ajudar atuando no fundo emocional de um problema, por exemplo. É o caso da Constelação Familiar, que trata de questões familiares”, completa.
O Brasil lidera a oferta de modalidades integrativas na saúde pública com 29 práticas e 5 milhões de usuários em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios.
Práticas integrativas
Os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos são baseados em conhecimentos tradicionais e científicos e voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão de forma complementar e integrada a medicina convencional. Confira as novas modalidades disponíveis:
1.Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.
 

  1. Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.

 

  1. Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

 

  1. Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

 

  1. Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.

 

  1. Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

 

  1. Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.

 

  1. Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.

 

  1. Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.

 

  1. Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

Onde encontrar
Mais de 9.300 estabelecimentos de saúde ofertam alguma prática integrativa e complementar, o que representa cerca de 28% das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Elas estão presentes em quase 30% dos municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras.
 
Fonte: saude.gov.br