Endemias mobiliza grande frente de trabalho no combate à dengue

Ações de visita casa a casa são estendidas aos sábados

Com objetivo e intensificar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, vem realizando ações de visitas casa a casa e eliminação de focos de dengue aos finais de semana. Até o momento, as equipes se mobilizaram durante os sábados dos dias 2 e 9 de março, com 70 agentes de Endemias e agentes comunitários que compuseram a frente de trabalho extra da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo dados do Departamento, no dia 2 de março as ações foram realizadas na Vila das Indústrias, Tupã Mirim, Parque Ibirapuera, Jardim Casari, Nova Tupã e região Central; sendo 2.253 imóveis visitados, e destes 23 foram encontrados com 46 focos do mosquito Aedes aegypti. Ainda durante as ações, 319 recipientes com alta probabilidade de se tornarem focos da dengue também foram eliminados.

 Já no dia 9 de março as ações aconteceram nos bairros Marabá, Santa Adélia, Centro, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Marajoara e Vila Abarca; sendo 2.017 imóveis visitados, e destes 27 foram encontrados com 45 focos do mosquito Aedes aegypti.

 “É importante lembrar que essas ações de visitas são realizadas diariamente, e iniciamos as intensificações desde o final do ano passado com o objetivo de controlar os casos de dengue. Dentro deste plano incluímos ações e estendemos dias de trabalho, e continuaremos trabalhando de acordo com a demanda da Saúde”, disse o responsável pelo Departamento, Marco Antônio de Barros.

Em conjunto aos trabalhos de combate à dengue, a Prefeitura também está realizando o Mutirão de Limpeza, com objetivo de recolher materiais inservíveis que possam acumular água parada. Também são realizadas nebulizações nos períodos diurno e noturno.

 O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que o combate à dengue deve ser uma união entre o poder público e a população. “Pedimos para que todos nos ajudem nesse combate ao mosquito transmissor, cuidando de seus quintais e evitando qualquer criadouro do Aedes”, pediu.