Casos estão se proliferando em uma situação alarmante
Botucatu poderá chegar a 4 mil casos de dengue apenas no primeiro semestre. A afirmação é do supervisor de Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu, Valdinei Moraes Campanucci da Silva.
A declaração foi dada ao vivo durante entrevista ao jornal Bom Dia Criativa, na rádio Criativa FM, na manhã desta terça-feira (23). Questionado sobre uma estimativa, baseada no número de casos até o momento neste mês, o profissional foi taxativo quando esse número de 4 mil casos foi colocado.
Faltando pouco mais de uma semana para fechar janeiro, Botucatu registra aproximadamente 400 casos de dengue. Os números aumentam de forma preocupante a cada dia de trabalho.
A gente faz uma previsão pela quantidade de casos e a média de notificações atingidas por dia. Então esse é um número real que a gente pode atingir no primeiro semestre ainda, se a gente não conseguir desacelerar essa transmissão dentro do município. Por isso pedimos atenção da população, junto com toda equipe da Prefeitura. Estamos fazendo essas intensificações, pois esse é um dado de 4 mil casos é real, podemos chegar a esses números no primeiro semestre ainda, disse Valdinei durante a entrevista.
Para se ter uma ideia, os piores anos em Botucatu foram 2015, quando a cidade teve quase 800 casos em 12 meses e 2023, quando atingimos em todo ano 429 casos.
A Prefeitura tem realizado diariamente mutirões para combater a dengue em todo o município. As autoridades de saúde estão em alerta.
O combate à dengue precisa da colaboração de toda a população. A vistoria nos quintais, em busca de recipientes que acumulam água, é dever de seu morador.
Criadouros do mosquito
Lembre-se que 95% dos criadouros da dengue estão na nossa casa. Ou seja, qualquer recipiente que armazene água, como: bebedouros de animais; baldes e bacias; vasos e pratos de plantas; brinquedos; ralos e calhas, podem ser um criadouro potencial para dengue. Além de eliminar a água parada, limpe e guarde bem esses objetos.
Sintomas
É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Chikungunya e Zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.
Fonte: acontecebotucatu