Departamento de Entomologia e Endemias realiza ADL a partir do dia 22

Ação visa identificar a eficácia das ações e traçar novas estratégias no combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, informa que será realizada uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) a partir de segunda-feira (22). Segundo o setor responsável, o resultado será para definir quais ações deverão ser realizadas e levantar dados sobre as regiões da cidade que apresentarem maior infestação do mosquito Aedes aegypti.

Marco Antônio de Barros, chefe do setor responsável, explicou que a execução, o lançamento de dados será feito no sistema do Governo do Estado e a validação dos dados junto ao Ministério da Saúde.

“A ADL corresponde à quantidade de imóveis que os agentes de campo encontram com larvas do mosquito Aedes aegypti. Em janeiro de 2023 foi identificado um índice de 7,3, o que apontava o fator ‘Risco’ para o município. Este ano, com o resultado das inúmeras ações realizadas, a diminuição considerável de casos confirmados e a colaboração da população, prevemos um índice menor”, disse.

Marco Antônio ainda ressaltou que demais ações continuam sendo realizadas no combate à dengue. “A ADL é somente uma das inúmeras realizações que estão acontecendo. Os agentes continuam com os trabalhos de rotina de visitas casa a casa, e estamos realizando a nebulização noturna nas regiões da cidade. No entanto, é importante sempre reforçarmos que a ação mais efetiva deve partir da população, com uma pequena vistoria todos os dias em seus quintais para evitar qualquer criadouro do mosquito”, alertou.

‘O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que o objetivo da avaliação é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos.

“A Avaliação é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti”, completou.

Notificações

Neste ano no ADL em todos os imóveis onde forem encontrados focos as residências serão notificadas para explicarem porque estão mantendo criadouros em seus imóveis, conforme a Lei Municipal 4.659/13. Portanto os moradores devem fazer a lição de casa eliminando seus criadouros.