Caso foi registrado no dia 28 de novembro, em uma mulher de 57 anos, moradora da região Norte.
São José do Rio Preto (SP) confirmou nesta quinta-feira (7) o primeiro caso de dengue sorotipo 3.
Segundo a Secretaria da Saúde, o caso foi registrado no dia 28 de novembro, em uma mulher de 57 anos, moradora da região Norte. Os sintomas foram febre, mialgia, cansaço, dor nas costas e nas articulações. A paciente passou por atendimento médico, mas não precisou de internação.
Ainda de acordo com a pasta, a Vigilância Epidemiológica e Ambiental adotaram medidas de bloqueio e as ações de controle nas regiões onde a paciente circulou.
Conforme explica o virologista da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), Maurício Lacerda Nogueira, são conhecidos quatro tipos do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que estão associados a epidemias. O último caso do sorotipo 3 foi identificado no noroeste paulista em 2008.
Infestação do mosquito
A Prefeitura de Rio Preto divulgou um levantamento sobre o Índice de Infestação Predial (IP) do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Conforme os dados, o município está em estado de alerta com 2,1% de infestação.
Segundo a prefeitura, o levantamento foi realizado pelos agentes de saúde no mês de outubro e mostra a relação entre o número de criadouros com presença de larvas do mosquito e o número de imóveis pesquisados.
Em Rio Preto, de 10 mil imóveis vistoriados, 210 estavam com as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O Ministério da Saúde recomenda que o índice fique abaixo de 1%. Resultados acima de 3,9% apontam risco para a dengue.