Estado de SP atinge a marca de 100 cidades com internet 5G, com avanço na modernização da “lei das antenas”, estado de SP concentra um de cada quatro municípios brasileiros com a tecnologia

Na Alta Paulista Tupã, Florida Paulista e Junqueirópolis estão com legislação local atualizada

Pouco mais de um ano após a chegada da tecnologia ao Brasil, 100 cidades paulistas já contam com internet 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida. Com isso, São Paulo concentra um de cada quatro municípios brasileiros com o serviço, apontam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Já um balanço da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), mostra que o total de cidades paulistas que atualizaram a “lei das antenas” mais que dobrou em 2023: pulou de 61 no fim de dezembro para 153 em julho deste ano. 

Governo de São Paulo tem feito uma força-tarefa para acelerar esse processo, uma vez que a mudança nas legislações municipais é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G.

Coordenada pela SDE e a InvestSP, a mobilização conta com reuniões, eventos e atendimento a gestores locais de todo o Estado para levar informação sobre o tema, expor as vantagens de contar com o 5G, principalmente no sentido de atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento econômico, e orientar aqueles que eventualmente precisem de suporte para fazer a mudança da “lei das antenas”.

5G, o que é e como funciona

Atualmente muito se ouve falar sobre o 5G no Brasil. Contudo ainda existem muitas dúvidas sobre o que de fato essa tecnologia representa.

No geral, podemos dizer que a tecnologia 5G representa um grande salto evolutivo na tecnologia de banda larga sem fio.

Isso porque, enquanto a tecnologia 4G entrega uma velocidade de conexão que gira em torno de 33Mbps, a 5G tem potencial para chegar a uma velocidade 20 vezes maior que esta, superando inclusive a marca de 1Gbps.

Basicamente, o objetivo com a criação do 5G é tornar a conexão da internet mais veloz e estável. Dessa forma, os usuários de internet banda larga poderiam aproveitar uma cobertura mais ampla, onde várias conexões poderiam ser feitas simultaneamente sem baixar a qualidade do sinal.

Como funciona a tecnologia 5G?

De modo geral, as redes 5G funcionam através de ondas de rádio. No entanto este sinal de rede não é feito de forma centralizada, de modo que o recebimento do sinal ocorre por meio das antenas de celular. Esta é basicamente a forma como as redes móveis funcionam, inclusive no atual 4G.

A diferença é que, ao contrário das gerações anteriores, a frequência do sinal é muito mais elevada, ficando entre 3,5GHz e 26GHz.

Qual a diferença entre 4G e 5G?

Existem algumas diferenças básicas entre as tecnologias de redes móveis de 4ª Geração e de 5ªa geração, o 5G. Estas diferenças estão relacionadas principalmente com a velocidade de conexão que as redes apresentam, sendo a 5G muito mais rápida. A rede 5G também terá uma banda larga maior, proporcionando uma menor latência as conexões.

Essa menor latência é responsável por diminuir o chamado delay entre as comunicações dos dispositivos. Dessa forma, as informações serão trocadas entre aparelhos celulares conectados à rede, de forma cada vez mais rápida e em tempo real. O 5g também irá proporcionar um maior número de conexões simultâneas a rede.

Por exemplo, a rede atual, o 4G permite cerca de 100 mil conexões por metro quadrado, já a nova tecnologia pode proporcionar uma quantidade de até 10 vezes mais conexões dentro desse mesmo parâmetro.

Além disso, vale ressaltar que mesmo apresentando uma capacidade maior, a rede 5G possui comprimento de ondas menores, tornando seu alcance mais curto em relação ao 4G.

Sendo assim, para evitar que o sinal sofra bloqueios e interferências de objetos físicos ou construções, é preciso instalar módulos de antenas menores e que estejam mais próximas ao chão.

O que muda com a chegada do 5G?

O novo tipo de rede poderá trazer mudanças significativas na relação que as pessoas têm com a tecnologia. E também na forma como essa tecnologia é aproveitada ao seu redor.

Além de permitir a conexão via internet de um número muito maior de aparelhos, o 5G Brasil promoverá uma melhora significativa do desempenho das redes móveis.

Também haverá uma diminuição de até 90% no consumo de energia em relação ao 4G. Além disso, a implementação da rede 5G no Brasil também promoverá outras mudanças, como:

  • A rede 5G irá permitir uma quantidade muito maior de dados sendo trocados pela mesma rede, o que fará com que o número de aparelhos que podem se conectar a uma rede passe a ser muito maior;
  • O tempo de espera entre o envio de uma informação e seu recebimento por outro aparelho será drasticamente reduzido. Isto possibilitará a utilização de carros autônomos, computação na nuvem de forma muito maior e a chamada internet das coisas.
  • Pelo fato da rede 5G se manter ativa e funcional ainda que haja alguma falha, faz com que ela possa ser implementada cada vez mais em atividades essenciais que não podem sofrer interrupções.
  • Com a nova rede, as velocidades disponíveis para baixar arquivos da rede será muito maior, inclusive para os arquivos considerados como sendo muito pesados, que poderão ser transferidos em questão de pouco tempo. Assim o 5G irá otimizar de forma significativa uma enorme quantidade de processos.

Vantagens da rede 5G

5g

A rede 5G promete trazer muitas vantagens, tanto para as pessoas quanto para as empresas. Estas vantagens estão apoiadas principalmente no fato de a rede 5G ser muito mais rápida do que a atual rede instalada no país. Veja algumas dessas vantagens a seguir:

  • Download e Streaming de vídeos em qualidade excepcionais em questão de apenas segundos. Isto irá mudar a forma como nos relacionamos com as redes de internet, onde as coisas passarão a ser cada vez mais instantâneas;
  • Aumento considerável na eficiência de máquinas utilizadas nos ramos industriais. Isto será possível através da interligação sem fio de todas as máquinas de uma fábrica. Será como ter um espelho digital, informando tudo o que acontece, em tempo real.
  • Respostas sem delay nos comandos que dependem de conexão com internet. Esta é uma característica muito importante para a ascensão dos veículos autônomos, visto que os mesmos necessitam de respostas rápidas e sem nenhum atraso.
  • Possibilidade de existirem no futuro, cidades completamente inteligentes, com iluminação controlada pela internet, etc.
  • Maior conectividade possível entre os aparelhos, e por aparelhos entende-se não apenas o celular, mas qualquer aparelho que eventualmente possa ser conectado a rede 5G;
  • Diminuição no consumo de bateria, visto que será possível executar um maior número de tarefas em ainda menos tempo.

Vale destacar que a tecnologia já se encontra em testes no Brasil, contanto com a colaboração de algumas empresas de telecomunicação como a 5G Claro e 5G Vivo.

Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?

Em um primeiro momento a rede 5G destina-se a utilização em dispositivos móveis como smartphones, por exemplo. No entanto as possibilidades que irão surgir a partir deste novo tipo de rede fará com que o número dos aparelhos conectados a ela seja muito maior. No futuro muitos dispositivos poderão fazer uso da rede, como eletrodomésticos, wearables e uma série de equipamentos inteligentes.

Além disso, a gama de aparelhos que terão suas funcionalidades ampliadas devido a existência da rede 5G é enorme. Enquadram-se nesta lista: geladeiras, aspiradores de pó, luminárias, aparelhos de ar condicionado, todos sendo controlados via internet.