Até o momento, 13.254 casos e 8 óbitos
A Secretaria de Saúde segue com as ações para o controle da dengue, com orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos. A Prefeitura de Bauru pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Neste ano, foi realizado um mutirão em todas as regiões do município para recolher materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o recolhimento de 380 toneladas de materiais.
Com a redução das temperaturas e o menor volume de chuvas registrado nas últimas semanas, a incidência de casos de dengue está diminuindo consideravelmente em Bauru. Dese abril, o município está com uma redução constante de casos. No entanto, mesmo com a chegada do inverno, que começa nesta quarta-feira (21), os cuidados com a dengue precisam continuar, e a colaboração da população é necessária para evitar que uma nova epidemia aconteça no próximo verão, a partir do final deste ano.
NOVOS CASOS
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa a ocorrência de 611 novos casos de dengue, no período de 01/05 a 19/06/2023. Assim, Bauru totaliza no ano de 2023, até o momento, 13.254 casos autóctones de dengue, sendo 188 casos que tiveram sinais de alarme, 17 casos importados e oito óbitos pelo agravo. Há 493 casos suspeitos em investigação, e a Vigilância Epidemiológica investiga quatro óbitos suspeitos.