Prudente atinge 14 mortes por dengue e ultrapassa 11 mil casos, número é maior do que o estado inteiro do Paraná que tem 12 óbitos

Prefeitura anuncia força-tarefa durante feriado em quatro pontos da cidade

A epidemia da dengue provocou mais duas mortes na cidade de Presidente Prudente, que agora soma mais de 11 mil casos positivos da doença em menos de quatro meses. Diante do cenário caótico, a Prefeitura anunciou uma força-tarefa em quatro setores durante o feriado prolongado.

Com os novos óbitos, o município atinge 14 vítimas fatais. Segundo os dados da Vigilância Epidemiologia Municipal (VEM), são 11.028 registros de pessoas infectadas; 4.828 exames foram descartados em um ‘rio’ de mais de 22 mil notificações.

Mais uma vez, o órgão não divulgou dados sobre idade, sexo e bairro das vítimas fatais. Segundo apuração da reportagem, há mais nove casos suspeitos em investigação. 

Sem exames

Desde esta semana, as unidades de Saúde não realizam mais a coleta de sangue para exame de sorologia visando confirmar casos de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o diagnóstico do paciente é ‘clínico epidemiológico’. 

Para casos graves ou envolvendo gestantes, além de óbitos suspeitos, nada mudou; ou seja, serão testados. Também foram mantidas as coletas de amostras de NS1 para identificação do sorotipo circulante. 

Força-tarefa no feriado

A Prefeitura divulgou os primeiros endereços da força-tarefa de combate à dengue. As equipes atuarão inicialmente nesta sexta-feira (21) e no sábado (22). 

A ação consiste em visita às casas e recolhimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti com quatro equipes espalhadas pela cidade, especificamente nos seguintes bairros: Morada do Sol, Jardim Itapura I, Vila Real e adjacências e Maré Mansa.

Os trabalhos seguirão na segunda-feira (24) e seguirá todos os dias da próxima semana. Cada equipe será composta por agentes de endemias, agentes de saúde da família, equipes da Vigilância Sanitária, Prudenco e acadêmicos de Medicina, com apoio de voluntários.

A orientação é que os moradores recebam os agentes e auxiliarem neste trabalho de combate à dengue.

Fonte: portalprudentino