Maior cidade do Oeste Paulista tem o mesmo número de mortes pela doença que todo o Estado do Paraná neste ano de 2023.
Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opan) estão em Presidente Prudente (SP), desde a manhã desta terça-feira (18), com o objetivo de realizar vistorias para discutir alternativas sobre a contenção do avanço da dengue na cidade. Integrantes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) também participam das atividades.
Diante dos casos de dengue e de mortes pela doença, o Oeste Paulista é visto pelo Ministério da Saúde como uma região crítica.
Membros do Instituto Adolfo Lutz também participam das visitas técnicas, que foram iniciadas ainda na manhã desta terça-feira em uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde.
As atividades prosseguem no período da tarde, quando os representantes vão ao Centro de Combate à Dengue do Centro Cultural Matarazzo e, posteriormente, até Unidades de Pronto Atendimento da cidade. Nesta quarta-feira (19), as visitas acontecem nos hospitais da cidade, com início no Hospital Regional (HR).
Conforme boletim atualizado pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), nesta segunda-feira 17), Presidente Prudente conta com 10.014 casos positivos para a dengue neste ano de 2023. A cidade chegou aos 12 óbitos confirmados e conta com 4.448 casos descartados.
Para se ter noção da gravidade destes dados, um comparativo realizado pela TV Fronteira aponta que o Estado do Paraná confirmou o mesmo número de mortes que Presidente Prudente nestes quatro primeiros meses do ano.
Fonte: Por Paula Sieplin e Rodrigo Marinelli, TV Fronteira e g1 Presidente Prudente