A Prefeitura de Tupã deu continuidade, no último sábado (11), ao Programa de Ações Intensivas de Controle Endêmico e Atenção Social, visitando mais 11 bairros, incluindo Jardim Santa Adélia, Parque Ibirapuera, Parque Aliança, Parque Dom Bosco, Parque Kennedy, Jardim Alto Sumaré, Jardim Itaipu, Jardim Aritana, Jardim Apoena, Vila Nova Tupã e Cohab Chris.
De acordo com o assessor especial de Planejamento da Saúde, Marco Antônio de Barros – Marquinho da Dengue, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitaram mais 4.783 imóveis, sendo vistoriados 2.988. Durante a ação foram verificadas 41 residências com criadouros do mosquito Aedes aegypti, totalizando 75 recipientes com larvas.
O Programa de Ações Intensivas de Controle Endêmico e Atenção Social, iniciado no último dia 4 de março, prevê a realização de visitas domiciliares aos sábados, com o objetivo de verificar e eliminar eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, lembrou que além de eliminar criadouros do mosquito, os agentes orientam a população sobre os cuidados que devem ser adotados diariamente para evitar não só a proliferação do Aedes, mas também acidentes com escorpiões dentro de casa.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da ação para reduzir os focos do Aedes aegypti e evitar a disseminação da dengue, e ressaltou que é fundamental a colaboração da população colabore, permitindo o acesso dos agentes às residências e seguindo as orientações para evitar o acúmulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d’água, que são os principais criadouros do mosquito.
Ele informou também que a ação será realizada durante todo o mês de março. Neste sábado (18), os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias estarão visitando os imóveis nos bairros Centro, Vila Abarca, parte da Vila Vargas, Vila Nova, Vila Sevilha e Vila Teixeira.