Com surto de chikungunya no Paraguai batendo nas “portas” de Foz, veja o que fazer, em caso de suspeita da doença

Surto de chikungunya no Paraguai já contabiliza 23.838 casos

Devido, principalmente, aos casos de chikungunya no Paraguai, a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar até às 22 horas o horário de funcionamento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir do dia 1º de março, para facilitar o atendimento de casos suspeitos da doença e, também, de dengue e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Tanto a dengue, quanto a zika e chikungunya têm sintomas muito parecidos, como dor de cabeça, febre e dores nas articulações.

Casos
Foz do Iguaçu tem mais de 7 mil notificações para dengue, com 458 casos confirmados e um óbito, desde o início do ano epidemiológico, que começou em agosto de 2022. O público feminino corresponde à maioria dos casos (56%), especialmente na faixa etária de 15 a 29 anos.

O município também monitora os casos de chikungunya, que até agora somam 34 notificações e 7 casos confirmados de pessoas residentes na cidade e 17 de não residentes.

A grande preocupação das autoridades em saúde é com o surto de Chikungunya no Paraguai, que já contabiliza 23.838 casos e 23 mortes pela doença, com maior incidência na capital, Assunção.

Fonte: naoviu.com.br