Prefeitura estuda instalação de câmeras em pontos de descarte
O ano começou com alta chance de repetir 2022 em relação a casos de dengue em Presidente Prudente. Com a combinação de sol e chuva, a cidade já soma 751 suspeitas em investigação pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).
De acordo com dados divulgados pelo órgão nesta sexta-feira (27), o mês de janeiro conta com 71 registros positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
No ano passado, foram 7.383 casos positivos e seis mortes, além de uma morte suspeita aguardando confirmação. Os casos ficaram concentrados nos meses de março, abril e maio, com pico da doença lotando unidades de Saúde de Prudente.
Novas estratégias
Uma reunião com as equipes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) discutiu novas medidas visando conter a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.
As ações estão focadas, sobretudo, no combate ao descarte irregular de lixo na cidade, que tem se tornado um problema crônico de saúde pública. Segundo a Prefeitura, haverá a intensificação dos mutirões de cata-treco e zeladoria, que vêm ocorrendo aos fins de semana.
Também foi solicitado o apoio da Polícia Militar Ambiental para multar com mais frequência os infratores, uma vez que o descarte irregular configura crime ambiental.
Câmeras de monitoramento
Outra alternativa estudada pelo grupo é a instalação de câmeras de monitoramento em locais já mapeados como pontos de descarte.
Ecopontos
O município dispõe, atualmente, de quatro ecopontos para descarte de resíduos não orgânicos, sendo um apenas para pneus, localizado no Recinto de Exposições, e outros três para materiais diversos, como móveis, podas de árvores, eletrodomésticos, pequenas porções de entulho e até óleo de cozinha.
Eles estão localizados nos seguintes endereços:
Ecoponto Sabará
Rua Adelino Rodrigues Gatto X Rua Afonso Vincoleto
Ecoponto Cambuci
Rua João Lopes do Nascimento S/Nº
Ecoponto Carandá/Novo Bongiovani
Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani X Rua Paulo Aniceto Siqueira