Polícia Federal deflagra Operação Lesa Pátria para identificar participantes dos ataques no dia 8/1

Policiais federais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (20/1), a primeira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Fonte: PF

STF expediu 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. Um dos detidos é Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros, que incitou ações nas redes.

Oito pessoas são alvos de prisão durante a primeira fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (20), e que mira financiadores e participantes de atos terroristas ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.

Até o fim da manhã quatro pessoas tinham sido presas:

  1. Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros
  2. Randolfo Antonio Dias, em Minas Gerais
  3. Renan Silva Sena, no DF
  4. Soraia Bacciotti, do Mato Grosso do Sul
  5. Raif Gibran Filho