Nos próximos sete dias, a região de Presidente Prudente seguirá figurando no cenário de provável aumento de transmissão da covid-19. Como ocorre em todo o Estado de São Paulo, a tendência é de alta, porém, de forma moderada.
Projeção da Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado de São Paulo, mostra índice de 1,08 nesta segunda-feira (28).
Isso quer dizer que 100 contaminados com a doença transmitem para outras 108 pessoas. A taxa subirá para 1,11 no próximo domingo (4).
O índice de contágio (RT) é importante para apontar quantas pessoas serão contaminadas por um infectado, além de auxiliar na projeção da velocidade de transmissão da doença. O número deve ficar abaixo de 1 por mais de 15 dias para que seja visualizada queda de novos casos.
Projeção de novos casos e de óbitos
Atualmente, a plataforma aponta 608 pessoas com o vírus ativo em toda a região – são 300 a mais em relação ao mesmo período da semana passada. A projeção é de atingir 802 casos ativos nos próximos dias.
Por fim, são previstos quatro óbitos durante o período de medição.
No Estado
No Estado de São Paulo, a taxa é de 1,33; com tendência de alta – isso mostra provável aumento de casos; o índice estadual subirá para 1,36 até domingo.
Praticamente todas as regiões têm índice acima do teto considerado de segurança em relação à disseminação do vírus. As três com maior índice são: Capital (1,35), Grande SP Leste (1,35).
Apenas uma região está com índices com teto controlado no momento: Franca (0,94).
Fonte: portalprudentino/ por Rogério Mative