Urgente: Tupã registra primeiro caso de Monkeypox

A Prefeitura de Tupã confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de Monkeypox , também conhecido como Varíola do Macaco. Segundo as informações, ele fez uma viagem e após 6 dias apresentou sintomas suspeitos. O paciente foi submetido a exame no dia 15 de agosto e nesta segunda-feira foi divulgado resultado confirmando positivo para Monkeypox. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente está internado e seu quadro é estável.

Quais são os sintomas da varíola do macaco?

O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora).

Como pega a varíola do macaco?

A transmissão da doença se dá por contato próximo com uma pessoa infectada, especialmente se há contato com essas lesões. Também é possível contrair o vírus através de secreções respiratórias, fluidos corporais, ou objetos, tecidos e superfícies utilizados pelo indivíduo contaminado.

Quanto tempo dura os sintomas da varíola do macaco?

Após três dias, o indivíduo apresenta erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalham rapidamente para outras partes do corpo. As lesões progridem, no geral, dentro de 12 dias, evoluindo de manchas para bolhas, até se formarem as crostas.

Como são as bolhas da variola do macaco?

As vesículas são seguidas por pústulas, quando as bolhas se enchem de um líquido esbranquiçado que parece pus, geralmente por volta do sexto ou sétimo dia de sintomas. De acordo com o CDC, essa pústulas geralmente são “firmes ao toque” e duram mais cinco a sete dias.