Com UPAs lotadas, Prudente monta tendas e cria unidades de apoio

Locais atenderão sintomáticos respiratórios para testagem e consultas

Após registrar uma enxurrada de atendimentos de pessoas com sintomas gripais ou de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente decidiu montar tendas nas áreas externas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Ana Jacinta e Guanabara, além de implantar duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade. 

A partir da próxima segunda-feira (10), as unidades de apoio funcionarão na Unidade Básica de Saúde UBS) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e no prédio anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com seus atendimentos habituais. 

Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda à segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de consultas. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs.

“Com a criação dessas duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, passaremos a ter quatro locais de testagem durante o dia (as duas UPAs e as duas Unidades de apoio) e dois à noite (duas UPAs)”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio.

Tendas nas UPAs

Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais, instaladas na tarde dessa quarta-feira (5). Para proporcionar segurança aos atendidos, também foi iniciada a instalação de tendas e climatizadores na área externa. 

“O objetivo é um local mais arejado enquanto aguardam pela triagem, com objetivo de prevenir a circulação dos vírus no interior da unidade”, explica. As unidades básicas de saúde e as UPAs os pronto-atendimentos continuarão com o atendimento normal, inclusive aos sintomáticos respiratórios.

Mais médicos

Também foi autorizada a contratação de novos médicos e equipe de enfermagem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que é responsável pela gestão de recursos humanos, está em fase de convocação desses profissionais.

“Vamos avaliar os resultados, após as intervenções. Caso seja necessário, novas ações serão articuladas”, pontua.

Orientação

A orientação é que os munícipes procurem atendimento médico nas UPAs e nos Pronto Atendimentos somente em casos de urgência e emergência. Os casos sintomáticos leves deverão ser assistidos nas unidades básicas ou nas duas unidades de apoio e testagem.

“Nossa orientação é para que a população só procure as UPAs em caso de urgência e emergência. Continuem evitando aglomerações, lavem as mãos e usem máscaras. Avaliaremos os resultados após essas intervenções. Caso seja necessário, novas ações serão articuladas”, concluiu.

Por fim, outra orientação é de que as pessoas com sintomas gripais não compareçam às unidades de saúde, nem ao Vacina Fest, para serem vacinadas. A imunização contra a Covid-19 deve acontecer somente após a cura dos sintomas.

Fonte: portalprudentino