Com custeio federal do SUS interrompido para UTI Covid-19, atendimentos são suspensos em Adamantina

Referência em UTI Covid-19 passa a ser o Hospital das Clínicas de Marília.

Em meio a uma alta de casos da Covid-19, foi desmobilizada a UTI destinada para tratamentos de pacientes graves com a doença, na Santa Casa de Adamantina. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (3) pela Prefeitura de Adamantina,  acompanhada do primeiro boletim epidemiológico do ano novo.

Segundo o comunicado, “os leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19 no município foram desmobilizados devido à suspensão de repasse de recursos do Governo Federal para essa finalidade”, diz o texto. “Com isso, o hospital de referência para internação de leitos de enfermaria e UTI passa a ser o Hospital das Clínicas de Marília”, continua. 

Conforme o comunicado, um paciente de Adamantina está internado em Marília. Em Adamantina, até 31 de dezembro último, eram 10 leitos de UTI Covid-19, dos quais 9 pelo SUS e 1 particular/convênios.

A desmobilização de leitos de UTI Covid-19 ocorre também em outras cidades, cujo atendimento passa a ser regionalizado, em razão, também, do menor número de casos complexos.

Alta de casos

O boletim epidemiológico de casos da Covid-19, divulgado pela Prefeitura de Adamantina nesta segunda-feira, com dados referentes à sexta-feira (31), mostra que houve uma alta de notificações (+ 27), casos confirmados (+ 25) e casos ativos (+ 26), em comparação ao boletim anterior, de quinta-feira (30), como também mostra redução no número de exames pendentes de resultados, e uma hospitalização de morador adamantinense em leito de UTI Covid-19, agora no HC de Marília.

(Fonte: PM de Adamantina. Arte: Siga Mais).