Reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP) foi nesta segunda-feira (20).
Prefeitos de 19 das 30 cidades da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20) para a escolha do novo presidente da instituição, como também do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (CIM-AMNAP).
O encontro ocorreu no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Adamantina, dirigido pelo atual presidente Alexandre Tassoni Antonio, prefeito de Tupi Paulista, que encerra seu mandato dia 31 deste mês.
Para presidir a próxima gestão da AMNAP foi eleito o prefeito de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto. Para presidir o Consórcio CIM-AMNAP, o prefeito de Tupã, Caio Aoqui.
Prefeito anfitrião Márcio Cardim, prefeito de Rinópolis José Ferreira de Oliveira Neto (novo presidente da AMNAP), prefeito de Tupã Caio Aoqui (novo presidente do Consórcio) e o prefeito de Tupi Paulista, Alexandre Tassoni, atual presidente da AMPANP (Da Assessoria/Prefeitura de Adamantina).
Além das duas eleições, também foi abordado o projeto Alta Paulista do Futuro, com diagnóstico e estratégia de desenvolvimento regional, a ser encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, nos mesmos moldes dos projetos Vale do Futuro (região do Vale do Ribeira) e Pontal 30 (região do Pontal do Paranapanema).
Consórcio
A expectativa é que com a criação do Consórcio CIM-AMNAP será possível fortalecer a capacidade local na solução dos problemas comuns entre os municípios. Algumas das demandas levantadas para esta mudança são as possibilidades de efetuar compras coletivas, destinação de resíduos sólidos e serviços de inspeção municipal.
A nova estrutura possibilita um novo diálogo regional. As cidades precisam formalizar adesão para participar. “Ao longo dos anos, a AMNAP já beneficiou milhares de moradores da região trabalhando com empenho no desenvolvimento das cidades contempladas, gerando oportunidades, promovendo melhorias e instaurando novos projetos, como a transformação da Associação em Consórcio, o que vai trazer ainda mais oportunidades às cidades da Nova Alta Paulista. Além disso, agora toda a região da Amnap foi conhecida pelo governo estadual como microrregião, o que amplia as políticas do Estado voltadas para região”, destaca o presidente Alexandre Tassoni, em um conteúdo produzido pela entidade.
O consórcio terá suas atividades iniciadas em 2022.
AMNAP existe desde 1977
A AMNAP foi fundada no ano de 1977. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, independente e apartidária, com o objetivo de fortalecer a autonomia dos municípios. É composta por 30 municípios, na faixa de Herculândia a Panorama.
Fonte: sigamais