Último caso foi confirmado no dia 3 de julho
Com trabalhos contínuos e grande investimento da atual Administração nos serviços de combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, informa que Tupã completou 1 mês sem registrar nenhum caso de dengue.
A conquista é resultado do trabalho árduo que vem sendo desempenhado após período da nova estruturação da frente de trabalho contra o Aedes aegypti no município e da criação do Departamento de Entomologia pelo chefe do Executivo.
Muito satisfeito, o prefeito Caio Aoqui parabenizou toda a equipe do Departamento pelo trabalho eficaz que vem sendo realizado durante todos esses meses, e ressaltou a importância de mais este resultado positivo que Tupã alcançou.
“Após a maior epidemia da história da cidade, com mais de 6 mil casos de dengue, completarmos 1 mês sem casos da doença é realmente extraordinário. Mas com os resultados que o Departamento de Entomologia e Endemias vem apresentando não poderia ser diferente. Quero agradecer a toda a equipe da Saúde pelo empenho e afirmo que continuaremos assim, cuidando de toda a população tupãense”, enfatizou.
O diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, também agradeceu a toda a sua equipe pela parceria e comprometimento com o trabalho, além da integração com os departamentos da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Laboratório Municipal, que foram cruciais para a excelência do trabalho que é realizado diariamente.
“Mesmo com transmissão desde dezembro de 2018, a maior epidemia da história da cidade em 2019 e as dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe, o controle absoluto da doença finalmente chegou em 2021. Tivemos alguns desafios para alcançar este resultado, como a constatação neste ano de sorotipos 1 e 2 de dengue circulando, mas que foram isolados através do Laboratório Municipal de Análises Clínicas e confirmado pelo Instituto Adolpho Lutz, e eficientemente controlados”, contou.
O diretor ainda ressaltou a parceria das Pastas de Planejamento, Obras e Trânsito; Educação e Agricultura e Meio Ambiente, que também realizaram ações eficientes na luta contra a dengue.
“Além da união das Pastas e departamentos da Prefeitura, o novo olhar do prefeito Caio Aoqui e do vice-prefeito Renan Pontelli, foi fundamental para alcançarmos este êxito. O poder Executivo investiu em inovações para o controle do mosquito com a utilização do biolarvicida, a criação o Departamento responsável, a ampliação da equipe de campo, o aumento da cobertura de agentes comunitários de saúde e dos ciclos anuais de visitas, além do investimento em máquinas para aplicação de inseticida”, lembrou.
O vice-prefeito Renan Pontelli também parabenizou a todas as equipes da Saúde que estão envolvidas nos trabalhos de combate à dengue, e enfatizou os resultados grandiosos que o Departamento está alcançando.
“Só neste ano as equipes de combate à dengue bateram recordes nunca antes batidos, como o maior número de visitas casa a casa realizadas em um único dia e a finalização do quarto ciclo de visitas com 42 dias antes do prazo estipulado. Com um empenho assim o resultado não poderia ser outro”, parabenizou.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, também se mostrou extremamente contente com o registro de 1 mês completo sem casos de dengue confirmados em Tupã, e disse que com a parceria da Administração as equipes trarão ainda mais conquistas.
“O Departamento de Entomologia e Endemias tem alcançado metas e trazido resultados extremamente positivos para a nossa cidade. Vale lembrar que todos os resultados deste ano, mesmo faltando 4 meses para finalizarmos 2021, são maiores que dos anos anteriores. Temos o menor registro de casos positivos por mês, já temos quase 100 mil visitas realizadas em 7 meses e meio, sendo que a meta anual é de 140 mil visitas e que logo será batida, entre outras conquistas espetaculares. Diante disso, só podemos agradecer todo o empenho e parceria, e certificar que continuaremos lutando contra o mosquito Aedes para que jamais possamos passar pelo mesmo cenário de 2019”, frisou.