Casos de mortes por Covid em Tupã diminuíram 42,8% após lockdown

Comparativo também mostra que casos positivos caíram quase 30% após intensificação das medidas restritivas

O prefeito Caio Aoqui, acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli e do secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, realizaram coletiva na tarde desta sexta-feira (25/06), apresentando os resultados do período de intensificação das medidas restritivas, popularmente conhecido como lockdown, adotado por Tupã e outros 7 municípios da microrregião entre os dias 3 e 6 de junho.

Os dados comprovam que a medida foi fundamental para frear o avanço da Covid e evitar novas mortes pela doença (veja dados no quadro). A afirmação pode ser comprovada pelo balanço realizado pela prefeitura, que comparou os casos de óbito, casos positivos, negativos e suspeitos da doença no período de 10 dias anterior e posterior ao lockdown.

Segundo os dados, entre os dias 24 de maio e 2 de junho, Tupã registrou 28 casos de óbito. Já no período de 10 dias após a intensificação das medidas restritivas, entre os dias 7 e 16 de junho, foram registrados 16 óbitos, o que representa uma diminuição de 42,8% nos casos de morte em decorrência da Covid.

O lockdown também contribuiu para reduzir novos casos confirmados da doença, comprovando a importância e a eficácia do distanciamento para evitar a transmissibilidade do vírus.

De acordo com o comparativo, nos 10 dias antes do lockdown, Tupã contabilizou 1.046 novos casos positivos, enquanto que nos 10 dias após a medida esse número caiu para 736 casos, ou seja, uma redução de 29,6% no total de novas pessoas contaminadas na cidade.

A diminuição dos casos positivos também refletiu nos casos negativos da doença. Segundo o balanço, Tupã havia registrado 842 casos descartados no período anterior à medida, número que aumentou para 1.040 no período posterior.

O dado mais positivo é em relação aos casos suspeitos, que caíram pela metade. No período de 24 de maio a 2 de junho, Tupã notificou 1.641 novos casos suspeitos. Já entre os dias 7 e 16 de junho esse número caiu para 799, o que representa uma diminuição de 51,31%.

O secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, considerou a colaboração da população e a intensificação da fiscalização foram essenciais para o sucesso do lockdown, possibilitando a redução dos casos de óbito, além dos casos suspeitos e positivos da doença. Ele também destacou a importância da abertura da Unidade Covid que tem garantido mais agilidade e eficiência nos atendimentos a pacientes suspeitos e confirmados de Covid.

Miguel anunciou também que com o início da nova unidade, a procura por atendimento de Covid nas unidades diminuiu sensivelmente, fazendo com que a Secretaria de Saúde passasse a centralizar gradativamente este tipo de atendimento na nova unidade. Ele revelou também que a partir da próxima segunda-feira, todas unidades, incluindo as UBSs passará a encaminhar esses atendimentos diretamente à Unidade Covid.

 O vice-prefeito Renan Pontelli destacou que os dados comprovam a eficácia da medida no combate à Covid. “Os resultados do lockdown foram mais positivos do que esperávamos. Sabíamos que era uma medida drástica, mas necessária, porque estávamos com um número grande de contaminações e óbitos. Mas hoje, com esses dados, pudemos constatar que realmente foi uma medida eficaz, que ajudou a evitar que mais pessoas se contaminassem, e o mais importante, que ajudou a evitar mortes”, afirmou Renan.

 O prefeito Caio Aoqui, agradeceu a colaboração da população, que para ele, foi fundamental para garantir a eficácia do lockdown. “Sempre defendemos a importância da união e do envolvimento de todos os setores nessa guerra contra a Covid. E sem a compreensão e a colaboração da população esses resultados não seriam tão positivos. Por isso gostaria de agradecer profundamente a todos, em especial aos comerciantes, que deram sua dose de sacrifício para frear o avanço da doença e salvar vidas”, disse Caio.

Ele destacou também que apesar dos resultados favoráveis, todos devem manter as medidas de prevenção à doença. “A análise dos resultados do lockdown confirmaram que o distanciamento reduz a transmissão da doença. Diminuindo os riscos de contágio, tivemos uma queda acentuada nos casos suspeitos, que resultaram na redução de novos casos positivos e, consequentemente, aumento de casos negativos e redução. A diminuição de pessoas contaminadas resulta em menos pessoas doentes, internadas, e o mais importante, menos pessoas morrendo por Covid. A guerra contra essa doença ainda continua, por isso, peço a todos que continuem se cuidando, mantendo as medidas sanitárias e de higiene, o distanciamento e evitando aglomerações. Se todos continuarem fazendo sua parte, vamos conseguir salvar mais vidas”, concluiu.

  ÓBITOS SUSPEITOS POSITIVOS NEGATIVOS
ANTES 28 1.641 1.046 842
DEPOIS 16 799 736 1.040
VARIAÇÃO -42,8% -51,31% -29,6% +23,5%