Fase de transição é tema de reunião entre PGJ e secretário da Saúde

Encontro virtual para discutir pandemia ocorreu na manhã da quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (22/4), o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, reuniu-se, de forma virtual, com os secretários de Estado Jean Gorinchteyn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), além dos integrantes do Comitê de Contingência Covid-19 João Gabbardo e Paulo Menezes. O objetivo da reunião, solicitada por Sarrubbo, era tratar do decreto que implementou, desde 18 de abril, a fase de transição no Estado, possibilitando a reabertura do comércio e de outras atividades.

De acordo com o governo, o início de uma tendência descendente na curva da ocupação de leitos de UTI permitiu restabelecer, ainda que de forma limitada, a retomada das atividades econômicas, bastante enfraquecidas ao longo do último ano, o que traz preocupação para o Estado. A PGJ, por seu turno, deixou clara a sua preocupação e constante acompanhamento da evolução do quadro da pandemia no Estado. Este monitoramento vem sendo feito, diuturnamente, pelo Gabinete de Crise da Covid-19 do MPSP, coordenado pelo promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, que também participou da reunião.

Destacou o procurador-geral de Justiça a necessidade de se conhecerem as razões que levaram à edição do novo decreto, pois somente assim é possível construir soluções efetivas, pela via dialógica, para a preservação de vidas e oxigenação da economia, sem a necessidade de se buscar o Poder Judiciário para arbitrar conflitos. Além disso, noticiou o encaminhamento, ao governo do Estado, de documento com a avaliação atual do quadro pandêmico por parte do gabinete de crise.

Também participaram da reunião os subprocuradores-gerais de Justiça Wallace Paiva Martins Junior (Jurídico) e Arnaldo Hossepian Junior (Relações Institucionais), bem como os promotores Susana Henriques da Costa (chefe de Gabinete da PGJ), Eduardo Tostes e Tulio Rosa, estes dois últimos integrantes do Gabinete de Crise do MPSP.

Fonte: MPSP