Secretaria divulgou números de atendimento de diversos setores e os expressivos resultados do combate à dengue
A Prefeitura informa que mais setores da Secretaria Municipal de Saúde divulgaram os balanços de suas atividades referentes ao ano de 2020. De acordo com informações da Pasta responsável, os novos levantamentos envolvem ações de combate a doenças e atendimentos especializados para toda a população.
Dentre os setores que informaram sobre suas atividades, a Secretaria apontou que as salas de vacinação do município alcançaram grande número de doses aplicadas durante o ano. Entre aplicações vacinais de rotina e campanhas, as salas apontaram uma soma de cerca de 77.500 doses administradas pelos profissionais de Saúde.
Referentes aos atendimentos especializados em apoio psicológico do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), foi informado que entre auxílios das equipes de enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e psiquiatras, foram contabilizados 7.049 atendimentos. Já o Ambulatório de Saúde Mental, setor voltado também para o apoio psicológico, contabilizou 3.553 atendimentos entre as equipes de enfermeiros e psicólogos.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã também contabilizou os atendimentos realizados durante 2020. Como aponta o balanço, foram realizados 508 testes rápidos e 150 notificações para doenças como HIV, sífilis e outras patologias. Também foram informados cerca de 900 atendimentos médicos realizados dentro do Ambulatório pelos médicos infectologistas responsáveis.
Dentro dos trabalhos cotidianos do Departamento de Endemias e Entomologias no combate à dengue, a Pasta informou que as equipes intensificaram os trabalhos mesmo em meio a pandemia do coronavírus, realizando 135.291 visitas por todos os bairros da cidade e em pontos estratégicos, mostrando um aumento de 13,5% em comparação as visitas realizadas em 2019.
Também foi informada pelo Departamento a nebulização do produto químico CIELO em locais que apresentavam casos positivos de dengue. Das visitas realizadas, estes somam 13.212. Além disso, durante o ano as equipes também precisaram fazer trabalhos intensivos para o controle do CULEX (pernilongo) no Córrego Afonso XIII, onde houve a necessidade de aplicação de biolarvicida.
Para o cadastramento de munícipes no sistema do e-SUS, determinação do Ministério da Saúde para o repasse de verba ao município, a Secretaria realizou inúmeros mutirões antes das recomendações de isolamento social e, para a comodidade de todos, junto ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura, elaborou a forma digital do cadastro, que facilitou o preenchimento até mesmo em casa, atingindo até o momento mais de 46.600 cadastros realizados.
O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que o ano de 2020 foi o ano da Saúde, mobilizando todos os setores para apoio à população no combate ao coronavírus. Miguel ainda ressaltou que mesmo com atendimentos abaixo do comum, todas as equipes da Saúde desempenharam um trabalho esplêndido, batalhando para a conservação da vida de todos os munícipes.
“Todos os profissionais da Saúde de nosso município estão de parabéns, pois realizaram um trabalho árduo durante um ano completamente atípico e que nos mudou por completo”, disse.
O prefeito Caio Aoqui também ressaltou que a diminuição significativa dos casos positivos de dengue contribuiu para melhorar e concentrar os atendimentos nas Unidades de Saúde do Município para casos e suspeitas de coronavírus.
“Seria um colapso do sistema de Saúde de nossa cidade caso o cenário de 2019 se repetisse em 2020. Mas, com o trabalho árduo e eficiente das equipes de Entomologia de Endemias, conseguimos diminuir em quase 90% os casos positivos de dengue. Agradeço a todos os setores da Saúde por todo o trabalho desenvolvido durante 2020, e que em 2021 possamos contribuir ainda mais para a preservação da qualidade de vida de todos os tupãenses”, agradeceu.