Sindicato dos Bares orienta não receber reservas para festas de Natal e Ano Novo

Governador disse que pode tomar medidas legais contra festas, em razão do aumento de casos de Covid-19

O SinHores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de Marília, orienta os donos de estabelecimentos a não realizarem encontros em comemoração ao Natal e Ano Novo, como medida de prevenção a pandemia da Covid-19, atendendo orientações das autoridades de saúde e do Governo do Estado.

No início da semana o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que poderá recorrer a ‘medidas legais’ contra as festas de Reveillon no Estado, para evitar aglomerações e o aumento de casos de Covid-19. O governador colocou todo Estado na fase amarela do Plano São Paulo depois que os indicadores da doença pioraram. Ele afirmou que as festas estão proibidas até que tenha início a vacinação.

O presidente do SinHores, Sinval Gruppo, afirma que o setor de bares, restaurante e hotéis de Marília já vem recusando reservas de eventos de confraternização de final de ano em razão da pandemia. “Não há possibilidade de realizar este tipo de evento na pandemia. Colocamos nas mesas no máximo seis pessoas e as mesas distantes umas das outras”.

Sinval Gruppo afirma que a orientação é que os donos de bares evitem aglomerações, que além de contribuírem para o aumento do contágio da Covid-19 também pode prejudicar a classificação da cidade no Plano São Paulo, aumentando as restrições.

“Não queremos ficar abertos a qualquer custo. Estamos lutando para continuar abertos. Todos devem colaborar e a população também não procurar estabelecimentos que não cumpram as medidas de prevenção. A população não está consciente de que a pandemia não acabou. O setor não suportaria um novo fechamento,  porque nem se recuperou do primeiro. É preciso trabalhar adequadamente”, disse o presidente do SinHores.

BARES LOTADOS

Na quinta-feira, foi realizada na Prefeitura uma reunião com  representantes dos setores de Fiscalização de Posturas e  Vigilância Sanitária, com 30  donos de bares e restaurantes, para informar sobre a intensificação da fiscalização para evitar aglomerações.

Nos últimos meses vários bares e restaurantes de Marília têm permanecido lotados, principalmente nos finais de semana, com pessoas sem máscara e sem distanciamento de mesas. O Jornal da Manhã tem recebido várias reclamações de moradores sobre festas e bares que inclusive desobedecem o horário limite para atendimento e com lotação acima do permitido. Alguns chegam a interditar ruas com aglomerações de pessoas.  

Os  bares e restaurantes em Marília podem funcionar até a meia noite. A música ao vivo é permitida apenas com voz e violão, sem shows e sem pessoas em pé. A Prefeitura informa que está intensificando a fiscalização nos estabelecimentos durante este mês para evitar aglomerações e o cumprimento do horário estabelecido. O descumprimento às normas é passível de multa.

Fonte; jornaldamanhademarilia/ por Izabel Dias