Norte apresenta tendência decrescente, mas Centro-Oeste está com curva em ascensão. Vírus está se espalhando no interior do país e dá sinais de ‘platô’ em metrópoles do Sudeste. Especialistas avaliam que é cedo para comemorar.
Governo do Estado apresenta terceira atualização de painel do Plano SP
resumo em 3 tópicos
- Cidades dos DRSs de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto estão na fase de restrição total a comércios e serviços não essenciais
- Terceira atualização do painel revelou indicadores satisfatórios de capacidade hospitalar e de variação de casos de COVID-19 na maioria das áreas das 17 DRSs
- Desempenho decorre da robusta ampliação de leitos neste mês, mas variações semanais de internações e mortes ainda preocupam
O Estado também detectou piora nos índices de cidades como Campinas e Sorocaba, por exemplo, mas os dados das respectivas regiões não indicaram a necessidade de regressão de etapa do Plano São Paulo nos demais municípios do entorno. Porém, as prefeituras de cidades com piora significativa receberão uma nota técnica recomendando restrições locais.
“Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Esta autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Ele citou as Prefeituras de Jaguariúna e de Valinhos, ambas na região de Campinas e que adotaram medidas mais rígidas que as da fase laranja até que os indicadores locais de saúde voltem a melhorar.
Comportamento da pandemia
Na média estadual dos últimos sete dias em relação ao período anterior, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para COVID-19 de 69,1% para 66,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 18,1 para 19,1.
Também na comparação entre os registros estaduais da semana atual com a anterior, as médias de casos e internações na comparação à semana anterior tiveram queda de 10% e 1% respectivamente. Entretanto, a taxa semanal de mortes subiu 7% em relação ao mesmo período da última reclassificação.
Regiões de Marília e Registro voltam para a fase vermelha
Região Prudente continua na fase vermelha
PRUDENTE E REGIÃO | COVID-19
Atualizado: 19/06/2020 18:48:17
CIDADES
- Presidente Prudente333
- Dracena73
- Presidente Venceslau60
- Adamantina44
- Tupi Paulista42
- Pacaembu35
- Lucélia34
- Junqueirópolis32
- Pirapozinho31
- Presidente Epitácio27
- Álvares Machado23
- Indiana23
- Martinópolis22
- Rancharia19
- Santo Anastácio17
- Presidente Bernardes16
- Rosana16
- Irapuru14
- Caiabu12
- Regente Feijó12
Tupã que tem uma liminar tem rotina na fase 4
Cidade de Araçatuba que esta na fase dois tem aumento de óbitos