Cidade tem 15 notificações da doença com três casos confirmados
A Secretaria Municipal da Saúde está convocando a população de partes dos bairros Argolo Ferrão e Chico Mendes (zona oeste) a comparecerem nas respectivas unidades de saúde, a fim de verificar a situação vacinal.
A região registrou um caso de sarampo.
Após dois casos importados, este pode ser o primeiro contraído no município.
O paciente é uma criança de dois anos, que passa bem, porém teve amostra positiva para sarampo em teste sorológico.
Será realizado exame de contraprova e também conclusão da apuração para confirmar a localidade da transmissão.
Bloqueio já foi realizado em escola municipal e também entre as pessoas que tiveram contato com a criança (ainda na fase da suspeita).
Em função deste caso, as equipes da Vigilância Epidemiológica do município, juntamente com a USF Argolo Ferrão e UBS Chico Mendes, com apoio da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) delimitaram o território e farão ações distintas.
Começaram nesta quinta-feira (15) visitas casa a casa, em partes do Argolo Ferrão.
Já no território da UBS Chico Mendes – quarteirões delimitados – está sendo realizado bloqueio em varredura, com verificação da situação vacinal de todos os moradores e também haverá ampliação do expediente da unidade, que ficará aberta até as 19h.
A orientação a todos os moradores do município, especialmente da região mencionada, é procurar uma unidade de saúde, munidos com a caderneta de vacinação para verificar a necessidade ou não da aplicação da vacina.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, o município teve 15 notificações, sendo dois positivos importados, um positivo (vai à contraprova) com possibilidade de ser autóctone, ou seja, transmitido dentro do próprio município.
Boletim estadual divulgado na terça-feira (13) indica que São Paulo tem 1.319 casos confirmados e outros 6.556 em investigação.
Não houve registro de óbito no Estado.
NOVA FAIXA ETÁRIA
A partir desta quinta-feira (15) as crianças que têm entre seis meses e um ano de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo.
A proteção está na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Trata-se de uma iniciativa a mais, definida pela Secretaria de Estado da Saúde, para conter o surto de sarampo no território paulista.
Marília e outras 49 cidades (11 recém incluídas) passam a ter a indicação da dose extra.
SARAMPO
A doença é infecciosa, considerada grave e pode até ser fatal.
Sua transmissão ocorre por meio de vírus, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.
Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral.
Por serem muito parecidos com a gripe, os sintomas podem ser confundidos, o que reforça a importância de estar atento.
É importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica.