Cananéia e General Salgado ficaram em segundo e terceiro.
A comarca de Tupã com 339 pontos ficou na 224ª posição.
A Comarca da Barra Bonita é a vencedora do TJ Sustentável 2018. Cananéia e General Salgado também se destacaram, terminando a competição em segundo e terceiro, respectivamente. As três unidades foram as que mais economizaram água, energia, papel sulfite e copos descartáveis durante os sete meses do programa, que busca a conservação cada vez maior de recursos naturais e bens públicos.
O Fórum de Barra Bonita receberá o Selo Verde, que será entregue no início do próximo ano, em data a ser divulgada. Além disso, os três primeiros colocados receberão prêmios para sorteio entre os servidores que trabalham na comarca.
– 1º lugar: Barra Bonita (1.749 pontos) – três bicicletas
– 2º lugar: Cananéia (1.314 pontos) – duas bicicletas
– 3º lugar: General Salgado (1.312 pontos) – uma bicicleta
Prêmio Extra
Pela primeira vez desde o lançamento TJ Sustentável, em 2015, serão concedidos prêmios para administradores prediais, responsáveis pela inserção dos dados no sistema do jogo. A Uninove, em apoio ao projeto de sustentabilidade, concedeu bolsas de estudo para cursos a distância aos supervisores das administrações de Barra Bonita, Cananéia e General Salgado. Caso não possam participar dos cursos, poderão indicar outros servidores da Administração.
As bolsas concedidas são para os seguintes cursos:
– Aprimoramento Profissional na Área de Sustentabilidade (destinado a profissionais com graduação nas áreas gerenciais ou exatas). Mais informações em: https://www.uninove.br/aprimoramento/responsabilidade-socio-amabiental/objetivo/
– Tecnólogo em Gestão Pública (necessário processo seletivo presencial em uma das unidades da Uninove). Mais informações em https://www.uninove.br/graduacao/tecnologia-em-gestao-publica/o-que-e/
Os nomes dos servidores que participarão dos cursos devem ser encaminhados para o e-mail tjsustentavel@tjsp.jus.br até o dia 18 de janeiro.
Resultados
O jogo contou com a participação de 353 unidades, entre fóruns da Capital e comarcas, prédios administrativos e de Segundo Grau. De acordo com os dados inseridos pelas unidades no sistema do jogo, estima-se que o Judiciário paulista tenha economizado em 2017 cerca de:
– 6,8 milhões de kWh de energia;
– 16 mil m³ de água;
– 28 mil resmas de papel sulfite.
– 1,5 milhão de copos descartáveis
Para o cálculo, foi utilizada como base a média de consumo de cada unidade no ano de 2017.
TJ Sustentável
A primeira edição ocorreu em 2015, com a participação de 12 prédios. Em 2016, houve a expansão para 339 unidades e em 2017 para 353. Durante o período foram realizadas campanhas de conscientização, workshops com práticas sustentáveis e o jogo virtual. Na competição, que ocorreu de abril a outubro de 2018, os dados de consumo dos prédios foram inseridos pelos administradores no hotsite (www.tjsp.jus.br/tjsustentavel), que mostrava o desempenho das unidades e o ranking de classificação. Cada uma tem sua “árvore virtual”, que ficou mais seca ou mais frondosa, de acordo com os resultados de economia alcançados, transformados em pontos.
Comunicação Social TJSP – GA e CA (texto) / DG (arte)