Marília registra primeira morte por chikungunya

Vítima é um homem de 65 anos que foi internado com sintomas da doença no dia 22 de fevereiro.
Marília registrou nesta quinta-feira (22) a primeira morte por chikungunya. A vítima é um homem, de 65 anos, que morava no Jardim Altaneira. Esse foi o primeiro caso da doença registrado na cidade em 2018.
Segundo informações da prefeitura, o idoso foi internado no Hospital das Clínicas com sintomas da doença no dia 22 fevereiro. No entanto, a prefeitura informou que ainda não foi notificada da causa da morte do paciente.
De acordo com os familiares, o atestado de óbito informa que ele morreu por complicações da doença. Ainda segundo a prefeitura, esse era o único caso da doença em Marília registrado neste ano.

O que é Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.