Fila de exames para Covid-19 revelam novo represamento

O aumento na fila de exames para casos suspeitos de Covid-19 em Marília, cresceu vertiginosamente em menos de uma semana. Na última segunda-feira (1) eram 59 casos que aguardavam os resultados. Neste sábado (6), o número de pessoas que esperam a finalização dos testes subiu para 143 – um aumento proporcional de 142%.

Os dados podem revelar novo represamento para emissão de laudos com resultados de exames. Principalmente nos meses de março e abril, este foi um dos principais problemas enfrentados pela Vigilância Epidemiológica para monitorar a doença na cidade.

No início da semana, Marília tinha um total de 454 notificações (possíveis casos que serão averiguados), sendo que 299 desses casos já estavam descartados, com resultado negativo.

Já neste sábado, o total de notificações chegou a 597, com casos 332 negativos.

Segundo o último boletim da Prefeitura de Marília, Marília teve até o momento 122 pacientes com testes positivos para a doença, sendo que 80 são considerados curados e 41 estão em fase de transmissão. Veja os detalhes aqui.

Laboratórios

Para validar os casos positivos, podem ser usados tanto o exame sorológico (para identificar material genético do vírus) quanto o teste rápido, que identifica anticorpos produzidos pelo organismo, como sinais de defesa após ataque do vírus.

Em Marília, as duas modalidades estão disponíveis. A testagem rápida é feita na rede de saúde e os exames sorológicos em laboratório particular contratado por meio de convênio com o HBU (Hospital Beneficente Unimar)

O município também continua usando os serviços do laboratório do Instituto Adolfo Lutz, que é referência para o Estado.

A Secretaria Municipal da Saúde foi procurada, mas ainda não explicou o motivo do aumento dos exames represados, agudando resultados.