Município Verde/Azul: Tupã tem nota muito baixa, últimos seis anos mostra o descaso com a questão ambiental

Solenidade no Palácio do Governo divulgou o ranking 2018

Referindo-se ao evento de premiação, o secretário Trani disse que “aqui estão os que são responsáveis pelos municípios saudáveis no Estado de São Paulo”

O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 94,65 pontos no total. O anúncio foi feito em evento realizado nesta quinta-feira (20/12/2018), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani. A classificação faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em 2007 e que premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são os municípios de: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º). Ao todo, foram 69 municípios certificados, ou seja, que alcançaram mais de 80 pontos.

José Walter Figueiredo, o coordenador do PMVA, fez questão de agradecer a todos os presentes e parceiros e colabores do Sistema Ambiental Paulista e, mais uma vez, ressaltou que “o papel da Programa Município Verde Azul é justamente fazer essa ligação entre a SMA e os municípios, com transferência de informações e conhecimentos, para que eles tenham um Conselho Municipal de Meio Ambiente e estrutura técnica suficiente para cumprir seus objetivos nas questões ambientais locais”.

Referindo-se ao evento de premiação, o secretário Trani disse que “aqui estão os que são responsáveis pelos municípios saudáveis no Estado de São Paulo” e destacou o papel do coordenador do PMVA “na interlocução com essa legião de defensores do meio ambiente”, em prol das futuras gerações. Ele frisou que “o que nós fazemos, na SMA, é ajudar os municípios para que eles se tornem agentes dessa mudança”.

Já o governador Márcio França, que fez uma breve pausa em seus compromissos no gabinete e se dirigiu ao grande auditório do Palácio dos Bandeirantes, para prestigiar o acontecimento, elogiou a iniciativa e os seus participantes, enfatizando que através do PMVA, se pratica a “boa política, conciliatória e democrática”.

Tupã

O município de Tupã que já foi uma das referencias do Programa, vive uma grande crise nos últimos seis anos. Com pontuações baixíssimas, proporcionais a municípios sem estrutura ambiental.

Quadro do último ranking divulgado pelo governo do estado de São Paulo em 20/12/18:

A maior nota da história de Tupã foi em 2011, onde a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, era comandada pelo Dr. Eliseu Borsari Neto, na gestão do Professor Waldemir Gonçalves Lopes, quando estava entro os 30 melhores do estado.

Osvaldo Cruz

Apesar dos esforços em relação ao realizado nos anos anteriores, Osvaldo Cruz ficou de fora da certificação do município Verde-Azul.

A engenheira ambiental, Silvana Maciel, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, diz que menos de 15% dos municípios paulistas foram certificados e que Osvaldo Cruz entrou com um recurso contestando a decisão.

Situação na Alta Paulista

Aqui na região da Alta Paulista apenas Sagres, Adamantina e Tupi Paulista foram certificados. O município de Sagres foi certificado com 85.35 pontos.

Sagres ganhou também o prêmio de equipe articulada do Aguapeí-Peixe, que consiste em uma votação dentro dos municípios que compõe a bacia e escolhe a cidade que mais ajuda em ações ambientais os outros municípios da Bacia.

Em 2017, Sagres ainda ganhou o prêmio Franco Montoro, condecoração que neste ano ficou com Adamantina.