Áreas de instabilidade se intensificam novamente sobre SP neste início de semana e há risco de temporais em algumas regiões do estado.
Durante o fim de semana, muitas áreas do estado de São Paulo tiveram predomínio de sol, calor e pouca chuva. Mas a combinação do calor, alta umidade, avanço de uma frente fria e a circulação de ventos favoreceu a formação de nuvens bastante carregadas na região oeste, no Vale do Ribeira e também no litoral sul de São Paulo. A chuva caiu pesada e volumosa e vários municípios acumularam quase 100 mm de água entre o sábado e o domingo .
Veja as cidades que mais registraram chuva entre 14h de sábado e 14h de domingo, segundo as estações do Cemaden:
Bom Sucesso de Itararé – 94,8mm
Apiaí – 91,6mm
Pariquera-Açu – 74,8mm
Ribeirão Grande – 70,6mm
Mudanças no tempo
Mas tem mudanças do tempo à vista: a formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista combinada com a circulação de ventos vai reforçar as instabilidades e espalhar chuva por todas as regiões do estado de São Paulo neste início de semana.
A segunda-feira será um dia abafado e instável, com o sol aparecendo entre muitas nuvens. Já a partir da manhã, a chuva generalizada pode acontecer nos municípios ao sul da RMSP, no litoral sul, Vale do Ribeira e na região de Presidente Prudente, no oeste do estado. Nas demais áreas, a chuva é esperada durante a tarde e à noite.
A situação é de atenção em todo o estado de São Paulo, pois há risco de chuva forte com raios e ventos com até 70 km/h. Na cidade de São Paulo, há possibilidade para a formação de pontos de alagamentos.
Nesta segunda-feira, a chuva mais volumosa ocorrer na divisa de São Paulo com o Paraná. Há risco para temporais e ventos mais intensos, com as rajadas mais fortes variando de 70 aos 85 km/h
Chuva aumenta na terça
Na terça-feira, o sol continuará aparecendo entre nuvens ao longo do dia, com uma queda na temperatura em relação ao dia anterior, proporcionando condições mais frescas. As instabilidades ganham mais intensidade no estado e a chuva vem pesada, principalmente no litoral, Região Metropolitana e região sudoeste paulista. Os maiores acumulados previstos na terça devem variar de 40mm a 60 mm.
É alto o risco para formação de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco.
Durante os episódios de chuva, os ventos podem chegar aos 60 km/h e não são descartados temporais pontuais nas regiões de Campinas, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e em todo o litoral.