Objetivo é garantir a segurança dos estudantes que usam estes veículos para ir até as unidades escolares
Com o objetivo de garantir a segurança no transporte coletivo de escolares, a Subsecretaria de Segurança e Trânsito está alertando os pais e responsáveis sobre alguns cuidados necessários na hora de contratar vans escolares.
Um dos primeiros cuidados é checar se o motorista possui o alvará concedido pela Prefeitura para a realização do transporte escolar dentro do município. Os pais e responsáveis podem se dirigir até a Subsecretaria de Trânsito que está localizada ao lado do Posto de Bombeiros, na Tapajós, 240, ou então, ligar para o telefone que 3441-6200.
A Prefeitura de Tupã, por meio da Subsecretaria de Segurança e Trânsito, também realiza regularmente o recadastramento do transporte escolar, com o objetivo de verificar se o condutor e o veículo preenchem todos os requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O Detran de Tupã também exige o recadastramento periodicamente, quando é verificado, por exemplo, se o condutor possui o registro de transporte de passageiros, inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, além do equipamento registrador instantâneo de velocidade e tempo e outros equipamentos de segurança, como lanternas de luz branca fosca ou amarela, pneus, freios, extintor, cinto de segurança em perfeita condições de para uso e pintura na faixa horizontal na cor amarela.
O condutor do veiculo deverá possuir idade superior a 21 anos, ser habilitado na categoria “D”, ser aprovado no Curso de Formação de Condutores, não ter cometido nenhuma infração de trânsito grave ou gravíssima, além de apresentar Certidão de Antecedentes Criminais Negativa e não possuir dívidas com o erário municipal. Atualmente 17 vans estão regularizadas para realizar o transporte de escolares em Tupã.