Laboratório Municipal passa a realizar 60 testes de urina por hora

Novo equipamento de urinálise agiliza serviço e beneficia cerca de 1500 pacientes por mês

Os pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Tupã terão acesso ainda mais rapidamente aos resultados dos exames de urina. Isso será possível graças a chegada de um novo equipamento para a unidade, o citômetro de fluxo.

Este investimento feito pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Saúde, só é encontrado em laboratórios de grande porte ou da rede privada, beneficiando por mês aproximadamente 1.500 usuários do SUS (média mensal referente apenas aos exames de urina encaminhados para o Laboratório Municipal).

“Saímos na frente mais uma vez, porque o aparelho faz 60 testes por hora, ou seja, uma análise por minuto. Com isso, agilizamos parte da rotina de exames, economizamos tempo e reduzimos falhas humanas”, declara o subsecretário de Gestão e Análise, Edi Carlos Iacida.

Antes, as amostras de urina passavam pelo processo de microscopia. Em geral, a urinálise feita manualmente por um profissional de saúde que utiliza microscópio demora cerca de 20 minutos para ser concluída. Para entregar os mesmos 60 testes, realizados simultaneamente pelo citômetro de fluxo, seria necessário aguardar cerca de 20 horas.

Para o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a inovação e a conquista de equipamentos são essenciais para manutenção e aumento na qualidade dos atendimentos no sistema público de saúde. “Precisamos pensar no bem-estar da nossa população. Tupã pode contar agora com a eficiência de um aparelho até então inédito na microrregião. Nosso Laboratório já era considerado referência, atendendo de janeiro a setembro 28.189 pessoas, e comprova mais uma vez que a excelência pode ser alcançada diariamente”.