Tubulação apresentou pontos de esmagamento e será substituída por aduelas de concreto
As obras de substituição da tubulação Armco instalada sob a ponte José Felipe Zied começaram nesta quarta-feira (8). O local passará a ter 28 metros de aduelas em concreto armado, essenciais para suportar a vazão do Córrego Afonso XVIII principalmente nos períodos de chuva.
Com o trânsito interditado em ambos os sentidos, a população deverá utilizar rotas alternativas. O contrato firmado prevê conclusão dos trabalhos em até 120 dias, desde que o período se mantenha livre de intercorrências climáticas.
A fim de iniciar o trabalho de recuperação do trecho, as equipes da empresa responsável pela execução da obra já realizam movimentação de terra e a limpeza da área. Segundo o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, serão duas linhas de aduelas de concreto, com 2,5 metros de largura, por 4 metros de altura, instaladas a cerca de 11 metros de profundidade.
“Será aberta uma faixa de 30 metros de extensão, para que haja remoção das alas de concreto e do tubo Armco. Depois, será feito um colchão de pedra rachão sob base de concreto para assentar as novas aduelas e, posterior realização de aterro, estabilizando o local”.
Para restabelecer a integridade desta parte da avenida Silvio Bolcato, que passa sobre o córrego Afonso XIII, serão investidos R$ 2 milhões provenientes de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que a assinatura da autorização de ordem de início de serviço foi realizada pelo governador Tarcísio de Freitas, em visita ao município.
O prefeito Caio Aoqui acompanhou o início da execução da obra e disse ter sido necessário realizar essa troca de material, pois, os dutos de metal instalados há mais de 20 anos perderam a resistência. Com isso, a estrutura se comprimiu e pontos de esmagamento comprometeram a segurança do trajeto e a integridade da camada asfáltica.
“A gente sabe da importância dessa via, que liga a zona leste ao centro da cidade. Mas, tudo isso só foi possível com apoio do nosso governador Tarcisio; e do vice-governador Felício Ramuth, que esteve in loco. Agradeço o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; a Defesa Civil, representada pelo Coronel Henguel; a equipe da Seplin; e a Câmara Municipal. Sozinho, o município não teria o aporte necessário para desenvolver todo esse trabalho”, disse o prefeito.