Campanha conscientiza para cuidados com a saúde integral do homem
Neste mês, o horário de atendimento nas unidades de saúde de Tupã será estendido. O objetivo da flexibilização do expediente é aumentar a adesão da população masculina à Campanha Novembro Azul. Dessa forma, o cidadão poderá agendar presencialmente ou por telefone sua consulta médica em horário noturno, assim como contar com os demais serviços de enfermagem e de odontologia.
Tradicionalmente, o Novembro Azul tem como foco ações de prevenção ao câncer de próstata. No entanto, a Secretaria de Saúde intensifica o cuidado integral com a saúde do homem, oferecendo avaliações clínicas, de saúde bucal, exames de diagnóstico e a atualização da caderneta de vacina.
De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, a meta da Campanha Novembro Azul em Tupã é detectar indivíduos com risco de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças cardiovasculares, por meio da verificação do IMC e da circunferência abdominal. Assim como reduzir os índices de infartos, derrames, AVC, úlceras crônicas, e de infecções sexualmente transmissíveis, por meio de exames preventivos e de rastreio.
“As equipes da Atenção Básica estarão à disposição para avaliar as condições de saúde do paciente, indicando a necessidade de outros exames ou de encaminhamentos para especialistas. Procure sua UBS ou USF, agende seu atendimento individualizados em horário padrão (7h às 17h) ou estendido (17h às 21h no município, e das 16h às 20h, nos distritos)”, explica.
Outra prioridade da campanha, é o incentivo dos hábitos saudáveis e da realização de consultas periódicas, em especial para prevenção do câncer de boca. A coordenadora da Divisão Odontológica, Isabel Forte, explica que há maior promoção desse tipo de atendimento, pois a prevalência de doenças orais é maior no público masculino.
“Esse é um momento muito importante para nós, porque o homem procura menos por atendimento. O cidadão precisa saber que todo tratamento integral em saúde bucal pode ser realizado na unidade de referência. Se necessário, ele será agendado para realizar o tratamento, seja restauração, extração, profilaxia, raspagem, etc. Ele será encaminhado para o Centro de Especialidades em caso de periodontia, endodontia, prótese, odontopediatria, ou de paciente com necessidades especiais”.
Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, no dia 11 de novembro, uma equipe levará para a avenida Tamoios (em frente à agência do Banco Santander) parte dos atendimentos ofertados na rotina das unidades. Também será feita panfletagem e plantão para tirar dúvidas dos interessados.
“Vamos aferir pressão, realizar coleta de sangue para exames de ISTs, atualizar a caderneta de vacinação, entre outras atividades. Os homens precisam se cuidar mais, realizando exames periódicos, deixar de procurar ajuda apenas quando algo está incomodando. Porque quando o homem preserva a própria saúde, ele pode cuidar ainda mais das pessoas que ama”, finaliza.